O CONCEITO DE SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM
Por: evellyndio • 9/12/2017 • Artigo • 765 Palavras (4 Páginas) • 661 Visualizações
EVELLYN ELIAS SOARES
EVELLYN ELIAS SOARES
SUMÁRIO
CONCEITO DE SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM............................... 4
CORRENTE SOCIOLÓGICA............................................................................... 5
INFLUÊNCIA PARA O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA ATÉ A ATUALIDADE
................................................................................................................................. 5
PRINCIPAIS OBRAS............................................................................................ 6
REFERÊNCIAS ................................................................................................... 9
CONCEITO DE SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM
Ainda na época de formação da sociologia – século XIX – Émile Durkheim buscou produzir regras para o método sociológico, garantindo a ele um status de saber científico, assim como as outras áreas do conhecimento, a exemplo da química, da biologia, entre outras. Entretanto, fora tão importante quanto definir o método, delimitar o objeto de estudo. Desta forma, de acordo com Durkheim, à sociologia deveria analisar apenas os “fatos sociais”, e estes consistiriam em: 1) coerção social; 2) exterioridade; 3) poder de generalização.
Durkheim entendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é o indivíduo se sentir parte do todo, pois caso contrário ocorrerá anomalias sociais, deteriorando o tecido social. Ele entende que não se podem receitar os mesmos “remédios” que serviu a uma sociedade para resolver os “males” sociais de outras sociedades.
Pela sua perspectiva, o cientista social deve estudar a sociedade a partir de um distanciamento dela, sendo neutro, não se deixando influenciar por seus próprios preconceitos, valores, sentimentos etc. Para Durkheim, deve-se propor a apuração dos fatos para procurar as verídicas leis naturais cujas gerenciam o funcionamento e a existência destes, porque possuem existência própria e são externos em relação às consciências individuais. Em outras palavras, o pensamento dele consiste basicamente em entender a sociedade como um organismo funcionando, suas partes se completando.
Assim, Durkheim teve como principais contribuições a definição dos conceitos de consciência coletiva e de consciência individual. Embora todos tenham valores individuais, no interior de qualquer grupo ou sociedade existem formas padronizadas de conduta e pensamento. Esse conjunto de ações que definem a moral vigente é a chamada consciência coletiva, cuja uma das variáveis é o nível de educação da sociedade. Quanto maior o nível, melhor o desenvolvimento.
CORRENTE SOCIOLÓGICA
Durkheim, com sua teoria dos fatos seguia a corrente sociológica positivista que se tratava de nada mais que pressupostos teóricos que presumiam que os códigos reguladores dos âmbitos social e físico distanciavam-se quanto a seu caráter: os primeiros ligados aos problemas humanos ligados à convivência social e à interação; os segundos relacionados aos acontecimentos do mundo dos fenômenos exteriores ao ser. Segundo os positivistas, esses âmbitos possuíam uma origem comum, natural, apesar de suas diferenças. A sociologia positivista foi modelada pela tentativa de seus criadores em consagrar seu objeto de pesquisa, traçar métodos e efetuar seus conceitos sob o aspecto das ciências naturais, buscando alcançar a mesma objetividade e ao mesmo desfecho, nas formas de domínio em relação aos fenômenos sociais, que aquelas estavam logrando.
...