O Centro Especializado de Reabilitação
Por: Jimmy Fernandes • 12/1/2024 • Ensaio • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 41 Visualizações
[pic 1]
CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO DE LARANJAL DO JARI
O Centro de Especialização em Reabilitação Física e Intelectual (CER) é um serviço de atenção ambulatorial de média e alta complexidade, que realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação e habilitação funcional e psicossocial da pessoa com deficiência para sua autonomia e independência.
Os objetivos são de promover cuidados em saúde especialmente dos processos de habilitação e reabilitação física e intelectual; desenvolver ações de promoção à saúde, de prevenção dos agravos e de identificação precoce de deficiência na fase pós- natal, infância, adolescência e vida adulta.
As ações realizadas no CER complementa a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, e deve estar articulada com a atenção primária em saúde, atenção especializada em reabilitação física e intelectual e a atenção hospitalar de urgência e emergência.
ORIENTAÇÃO PARA AGENDAMENTO:
O ingresso do usuário se dará através do encaminhamento solicitado através da Atenção Primária à Saúde - APS, rede hospitalar, Telemedicina, ou outro serviço equivalente do município de origem do usuário, por meio do preenchimento do formulário específico (SISREG), de acordo com o tipo de deficiência, física ou intelectual.
No encaminhamento devem constar os dados do usuário, a Hipótese Diagnóstica e as demais informações pertinentes, que justifiquem a entrada do usuário no Centro Especializado em Reabilitação de Laranjal do Jari - CER II/LJ. Ressalta-se que é imprescindível o correto e completo preenchimento do formulário de encaminhamento. Caso não respeite os protocolos do CER II Laranjal do Jari, o paciente será referenciado aos serviços de saúde município de origem.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Carteira Nacional de Saúde (SUS);
- Comprovante de residência;
- Encaminhamento do profissional solicitante corretamente preenchido no formulário do SISREG.
Os encaminhamentos deverão ser entregues no CER II – LJ situado na Rua Aracajú, nº 2053, bairro Cajari, Laranjal do Jari – AP.
DEFICIÊNCIAS FÍSICAS ATENDIDAS NO CER II
- Sequelas de Traumas;
- Lesão Medular;
- Sequela de Acidente Vascular Encefálico (AVE);
- Amputações;
- Traumatismo Crânio Encefálico (TCE);
- Doenças Neuromusculares;
- Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância (Paralisia Cerebral);
- Síndromes Genéticas que comprometem o aparelho locomotor;
- Mielomeningocele;
- Malformações Congênitas;
- Paralisia Infantil;
- Neuropatias.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ATENDIDA CER II
- Reabilitação Intelectual
- Transtorno do Espectro do Autismo;
- Deficiência intelectual;
- PC;
- Síndrome de Down;
- Outras síndromes genéticas com deficiência intelectual.
[pic 2]
ENCAMINHAMENTO DO USUÁRIO:
- Novos usuários: O ingresso do usuário se dará através do encaminhamento da Unidade de Saúde, da rede hospitalar e/ou instituições como APAES, CRAS, CAPSs, entre outras, através da Atenção Básica do município de origem do usuário, por meio do preenchimento do formulário específico SISREG, de acordo com o tipo de deficiência, física ou intelectual. Neste encaminhamento devem constar os dados dos usuários, a hipótese diagnóstica e as demais informações pertinentes, que justifiquem a entrada do usuário no CER II/LJ.
Uma vez iniciado este processo de encaminhamento, os enfermeiros do CER II/LJ irão aplicar a triagem inicial e verificar se o caso respeita os protocolos, e em caso positivo, será efetuado o agendamento do usuário para o CER II/LJ, para avaliação específica de acordo com as especialidades necessárias. Ressalta-se que é imprescindível o correto e completo preenchimento do formulário de encaminhamento, com a adequada documentação anexa. A equipe não estará autorizada a realizar o atendimento caso o encaminhamento não respeite os protocolos do CER II Laranjal do Jari, em caso
contrário o paciente será referenciado aos serviços do município de origem.
ACOLHIMENTO
Após a seleção realizada pelos enfermeiros, o usuário será acolhido. Neste momento inicial será realizada triagem com a equipe multiprofissional, a fim de determinar as avaliações específicas para definição diagnóstica e construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS). Em seu plano terapêutico, o usuário poderá receber atendimentos em mais de uma especialidade. Será necessária a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE Posteriormente a inserção no serviço, o usuário/responsável assinará o termo de compromisso e ciência, com todas as regulamentações e critérios para a permanência no serviço, em duas vias, uma para o usuário e outra para o serviço.
CONTROLE E ACOMPANHAMENTOS DOS
ATENDIMENTOS: O controle e evolução dos atendimentos realizados no CER II/LJ serão da seguinte forma:
Controle de Frequência: realizado através da assinatura do paciente ou responsável em caso de menor idade. Se o paciente tiver 02 faltas consecutivas ou 03 alternadas sem justificativa o mesmo será desligado dos atendimentos;
Prontuário de Tratamento Terapêutico, avaliação e evolução: cada paciente terá seu prontuário, no qual constará: Ficha de identificação, documentação, encaminhamento, triagem inicial, avaliação específica por área, controle de frequência, evolução dos atendimentos realizados, exames, entre outros;
...