O Desafio Profissional - série 2
Por: Adriane Fabrício • 8/5/2017 • Projeto de pesquisa • 3.014 Palavras (13 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO PÚBLICA.....................
POLO: TAGUATINGA -FACNET
NOME COMPLETO ADRIANE FABRÍCIO DA SILVA
RA 3092183600
DESAFIO PROFISSIONAL
2ª SÉRIE
TUTOR(A) A DISTANCIA: TANIA REGINA B. BENITES
BRASÍLIA - DF
2016.2
DESAFIO PROFISSIONAL
2ª SÉRIE
Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão Pública da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.
Orientador (a): Tutor(a) a distância: Tânia Regina B. Benites
BRASÍLIA/DF
2016.2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 6
PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS 6
PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO 7
PASSO 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 8
PASSO 4 - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S 11
PASSO 5 - LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Na atualidade um dos maiores obstáculos empresariais diz respeito à sucessão em cargos de liderança, principalmente em empresas familiares, que por muitas vezes as decisões são tomadas, na grande maioria dos casos, na base emocional e intuitiva. Tais atitudes levam algumas empresas à desastrosos processos de sucessões empresariais..
Na empresa Energy, não está sendo diferente, pois os filhos do fundador, recém formados, trabalham arduamente para mudar a forma de administrar a empresa, e quando exige troca de comando, seja por qual for o motivo, a empresa sempre entra em processo de transição.
Quando surge a necessidade da mudança de gestãoo, seja ela por aposentadoria do fundador, doença ou promoção do líder, a empresa entra em um processo de transição. Tal período pode ou não ser problemático, tudo depende da conscientização de que a mudança de gestão é inevitável e da forma como a sucessão é conduzida. Esse é um momento crítico, pois se o processo não for bem conduzido, a empresa pode ter de ser vendida ou até fechar.
Nas empresas familiares, a sucessão só é bem sucedida quando o fundador tem plena consciência de que seus filhos são diferentes dele e entre si. Assim, terão atitudes diferentes frente aos desafios e os resultados também não serão os mesmos. Agora, boa parte dos problemas decorrentes de uma sucessão deve-se ao fato de que não há um plano de sucessão, tampouco o desenvolvimento e a preparação dos sucessores.
Para que a sucessão de lideranças não seja traumática, nem traga prejuízos para a empresa, é necessário investir num programa de capacitação de sucessores. Contudo, o programa de capacitação só será eficaz se for planejado e se todos tiverem consciência de sua importância. Planejar a sucessão da empresa é garantir sua continuidade.
A estrutura que predomina na empresa Energy é a teoria clássica, aonde a abordagem é sistêmica e caracterizada pela alta formalização da empresa, aonde o processo administrativo é todo direcionado ao planejamento , normas e direção aos respectivos setores da organização.
A partir do estudo feito para a nova sucessão empresarial, a estrutura que será implantada à organização será a Teoria das Relações humanas, aonde o enfoque é nas pessoas, dando ênfase nos aspectos emocionais e no ser humano, ou seja, não focar somente a máquina.
Para que seja feito a mudança na empresa Marcos, um dos filhos, assumiu toda a parte financeira e o departamento pessoal, enquanto André, formado em direito, fará uma análise de todos os contratos de prestadores de serviços, e empregar a legalidade em todos, dentro dos padrões exigidos pela lei, inclusive, à legalidade ambiental, pois a empresa trabalha com baterias automotivas, que são feitas de chumbo, material altamente nocivo ao ambiente e à saúde, sendo assim fará um estudo completo da lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, e fará também a aplicabilidade legal dentro dos parâmetros exigidos.
Sendo assim a gestão da empresa neste exato momento passará a ser atribuída aos filhos Marcos e André, que farão um plano de ação, para apresentar aos diretores , as novas perspectivas e necessidades, que vão desde contratação de novos colaboradores à realização de um trabalho eficaz , capaz de promover o crescimento da empresa como um todo, no que tange a legalidade trabalhista, empresarial e ambiental.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS
Tradicionalmente, o conceito de administração, segundo Chiavenato( 2011), significa uma relação baseada na subordinação, no sentido de pessoas terem o comando de outra no exercício de uma função ou prestação de serviços. Porém este conceito está ultrapassado, baseado nisto, os novos gestores, fizeram uma pesquisa sobre a nova teoria a ser aplicada na empresa – Teoria das Relações Humanas.
No caso da empresa Energy Baterias automotivas, a estrutura que predomina na administração é da Teoria Clássica, proposta por Fayol, ou seja, era uma abordagem anatômica, mas que tinha ênfase nas tarefas e padronização dos trabalhos, juntamente com a centralização e planejamentos das tarefas, e especialização dos funcionários, porém agora, os filhos André e Marcos, recém formados, visam mudar a forma de administrar a empresa, democratizando e humanizando a organização, além de pensar somente no financeiro, a estrutura que pretendem implantar tem o foco no emocional.
...