O Diagnóstico e Intervenção em Psicologia
Por: Daiane Macanhã • 27/10/2020 • Projeto de pesquisa • 368 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
Neste projeto, exploraremos os seguintes tópicos: Violência doméstica contra a mulher, incluindo os seguintes subtemas: consequências psicológicas, dificuldades de relato, a importância da "Maria da Penha" neste contexto, Brasil e o mundo Violência doméstica.
A violência contra as mulheres é um tópico antigo. Infelizmente, afeta milhares de mulheres em todo o mundo, envolvendo gênero, classe, raça ou etnia e poder. A submissão das mulheres sempre existiu em todas as fases da história. Além da violência física, a discriminação e o preconceito também exacerbam muitas formas de violência contra as mulheres: violência de gênero, assédio sexual, assédio no local de trabalho, violência verbal e violência psicológica.
No entanto, com a constitucionalização dos direitos humanos a partir do século 20, a violência contra as mulheres passou a ser observada de forma mais aprofundada em todas as classes da sociedade e, de fato, são tidas como distorções sociais humanas. Diversas áreas da sociedade contemporânea precisam ser discutidas, pesquisadas e enfrentadas com desafios. Se for compreensível, várias ações estão sendo tomadas em todo o mundo para reduzir esse tipo de extorsão e promover a igualdade de tratamento dos direitos das mulheres. No Brasil não é diferente, e com o desenvolvimento das tendências mundiais, uma série de medidas de proteção têm sido tomadas para resolver este grave e inaceitável problema em nossa sociedade.
Este tema é mais relevante com a entrada em vigor da Lei nº 11.340 (comumente conhecida como "Lei Maria da Penha"), de 7 de agosto de 2006, que deve homenagear a mulher que se tornou boicote à agressão contínua do país. O símbolo do seu parceiro. A violência causada pela discriminação de gênero e uma cultura discriminatória faz com que as mulheres sucumbam ao poder de seus parceiros. Esse problema é muito sério, obviamente não pode ser resolvido de imediato por meio de um simples passe de mágica, mas é certo que por meio dessa pesquisa é possível minimizar o problema e, embora pareça muito utópico, pode ser resolvido de forma permanente.
Por meio de políticas públicas voltadas para o enfrentamento dos casos de denúncias de violência contra a mulher no domicílio, o que pode ser feito é substancial e contínuo, o que o torna um local seguro para se proteger ao expressar desespero.
...