TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Escopo

Por:   •  18/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento do escopo do projeto viagem a Paris

etapa 1

Documentação dos requisitos do projeto

Controle de versões

Versão

Data

Autor

Notas da revisão

Objetivos da documentação dos requisitos

A documentação de requisitos é uma forma de demilitar o escopo do conjunto de funcionalidades que um projeto deve prover, e descrevem os atributos de qualidades que devem conter. Este documento deve ser elaborado de maneira precisa, completa, consistente, mensurável, rastreável e, principalmente, compreensível aos stakeholders (isto é, os principais interessados no sistema).

Além da documentação controlar o escopo do projeto também cria as estimativas de prazos e de custos para a qualidade e as aquisições do mesmo.

Requisitos documentados

ID

Requisito

Proprietário

Fonte

Prioridade

Status

Data

Código

Descrição

Solicitante do requisito

Documentação do requisito

Relevância do requisito

MOSCoW

  • ativo;
  • cancelado;
  • adiado ou
  • aprovado.

RT1

Formar grupo de 100 pessoas com 20 dias para viagem a Paris no mês de Julho de 2020

Cliente e Gerente de Projeto

TAP

M

RF1

Definir os termos do contrato e as cláusulas do mesmo

Equipe e Gerente do Projeto

-

M

RT2

Realizar guia para visitas em museus, monumentos históricos, igrejas, lojas, ou quaisquer outros passeios.

Agência de Viagem

TAP

M

RF2

Pesquisar os locais mais visitados e os pontos turísticos de Paris

Equipe do projeto e Agência de Viagem

-

RT3

Definir hospedagem

Agência de Viagem

TAP

M

RF3

Pesquisar hotéis com café da manhã e a partir de 4 estrelas de acordo com a preferência do cliente

Equipe do projeto e Agência de Viagem

Requisito Técnico

M

RT4

Reunião de confraternização

Equipe do projeto e Agência de Viagem

Reuniões

M

RF4

Definir o local e o horário

Gerente de Projeto e Equipe

-

M

RT5

Avaliação de satisfação da viagem

Cliente e Equipe do Projeto

Requisito Técnico

M

RF5

Definir métodos de avaliar os clientes sobre a viagem realizada

Gerente de Projeto

Reuniões

M

Aprovações

Participante

Assinatura

Data

etapa 2

Documentos de especificação do escopo do projeto

Técnicas

As técnicas utilizadas serão:

  1. Opinião Especializada
  2. Análise de Dados
  3. Técnicas Moscow
  4. EAP

Justificativa

  1. Opinião Especializada: é fornecida por qualquer grupo ou pessoa que tenha conhecimento ou treinamento especializado e está disponível para ajudar na avaliação das entradas necessárias para o desenvolvimento do termo de abertura do projeto. A opinião do especialista é aplicada a qualquer detalhe que seja técnico ou de gerenciamento durante o processo de termo de abertura. Essa opinião especializada pode estar disponível através de outras unidades dentro da organização, consultores, clientes, especialistas no assunto, etc.

A opinião especializada no projeto Viagem a Paris é essencial, pois pessoas especializadas em partes específicas de cada organização promove um sucesso eficaz no atendimento dos pedidos dos clientes.

  1. Análise de Dados: A análise de dados consiste na coleta dos dados do que foi imposto para a realização do projeto. Ao se analisar os requisitos é possível escolher algo que esteja de acordo com o pedido do cliente e acessível ao preço estabelecido ao projeto.

Por isto a utilização da análise de dados no projeto Viagem a Paris é de extrema importância visto que o custo da mesma deve ser reduzido.

  1. Técnica MoSCoW: Técnica que foi originalmente incluída nas técnicas do Método de Desenvolvimento Dinâmico dos Sistemas e tem como objetivo o processo de priorização dos requisitos do projeto. Sendo M (must) os requisitos que envolvem riscos/ regras de compliance e que afetam a imagem da empresa ou do projeto; S (should) os requisitos não críticos e que podem esperar um pouco para serem executados; C (could) os requisitos desejáveis mas podem esperar os recursos estarem disponíveis; W (would) os requisitos menos críticos e com menor retorno sobre o investimento.

A utilização desta técnica no projeto Viagem a Paris foi utilizada, justamente, por priorizar os requisitos essenciais facilitando na redução dos custos e tendo mais facilidade para realizar o projeto no custo imposto do cliente.

  1. EAP: É a decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do mesmo e criar as entregas exigidas. Cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto. Por meio de estrutura semelhante a um organograma, a EAP representa o que deverá ser entregue pelo projeto. Ela permite detalhar quais as entregas que devem ser geradas em função dos objetivos do projeto

Controle de versões

Versão

Data

Autor

Notas da revisão

Descrição do projeto (incluindo o produto)

O projeto de Viagem a Paris tem o intuito de atender o desejo de um grupo de 100 pessoas (1) que pretendem conhecer a cidade de Paris, esta viagem terá em seu roteiro passeios turísticos como visitas em museus, monumentos históricos, igrejas, lojas ou quaisquer outros locais (2) que estejam previamente estabelecidos e incluídos no pacote de viagem. A hospedagem oferecida terá inclusa café da manhã de acordo com a preferência do grupo (2). O tempo da viagem será de 20 (vinte) dias com a data marcada para julho de 2020 e o valor por pessoa será de aproximadamente R$ 25.000,00 juntamente com os translados, as passagens aéreas, passeios, refeições e compras; com a contratação dos fornecedores através da cotação do euro estabelecido (3).

Haverá no final do projeto uma reunião de confraternização e uma avaliação de satisfação (4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (313.7 Kb)   docx (861.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com