O Gerenciamento de Pessoas
Por: Fernanda Camargo • 16/10/2018 • Projeto de pesquisa • 741 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
PIM III – Gerenciamento de Pessoas
Sabemos que para a organização obter sucesso e conquistar suas metas, ela não consegue realizar sozinha, eles precisam de parceiros/ trabalhadores para executar tal objetivo. Mesmo tendo melhores tecnologias ou estrutura física, é necessário ter pessoas. Pessoas qualificadas, motivadas, talentosas, que vista sua própria camisa e queiram crescer profissionalmente.
Dessa forma surge o Gerenciamento de Pessoas, que por sua vez tem como foco a relação entre organização e pessoas. É um componente organizacional perito em tornar essa relação mais proveitosa, eficaz e gratificante para todos os envolvidos. Podemos também dizer que o objetivo é gerenciar a empresa, mas sabendo que as pessoas possuem necessidades próprias que irá influenciar no todo.
Segundo Chivenato (2002), para que se estabeleça um processo de interação entre pessoas e organização, devemos ver as pessoas como seres humanos, as pessoas como ativadoras inteligentes de recursos organizacionais e as pessoas como parceiras da organização.
Por fim a Gestão de pessoas contribuirá para a empresa no processo de Seleção, Treinamento, Recrutamento, Integração da pessoa com as crenças e rotinas da empresa, Plano de Cargos e Salários, Segurança do Trabalho, até o Desligamento do colaborador.
A Gestão da Motivação na empresa
Antes de abordar como é desenvolvida a motivação na empresa Natura, precisamos entender seu significado e sua importância. Inicialmente para compreender o conceito de Motivação, é necessário saber que cada pessoa tem sua história de vida, seus desejos, objetivos, são diferentes um das outras e comportamentos também únicos.
Para alcançar suas necessidades, ainda não conquistadas e por isso mais fortes, o individuo fará e usará de meios para concretizá-la, amenizando essa tensão vinda dessas necessidades não conquistada.
Consequentemente ao estudar a Motivação, de alguma maneira também estudamos o comportamento humano e suas necessidades. Maslow em seu livro Motivation and Personality explica isso quando diz que "[...] o estudo da motivação precisa ser em parte o estudo das necessidades ou' desejos do ser humano e não pode negligenciar o inconsciente das pessoas'" trad. por
Para Chiavenato (1992) a motivação é algo que está contido dentro das próprias pessoas, mas pode ser amplamente influenciada por fatores externos ao indivíduo ou pelo seu próprio trabalho na empresa. A motivação intrínseca e a motivação extrínseca devem se complementar através do trabalho gerencial.
Katz e Rosenzwerg (apud CHIAVENATO, 1994, p. 99) definem motivo como “tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico”.
Assim sendo a motivação depende e muda de pessoa para pessoa, seu modo de ver a vida, suas crenças, seus ideais, pois cada um executa trabalhos diferentes, por desejos diversos e atitudes únicas.
Ao pesquisar a empresa Natura notamos que sua motivação perante aos colaboradores está ligado aos salários e benefícios atraentes e variados, pois tendo uma remuneração competitiva, garante manter e motivar seus colaboradores e novos talentos. Ainda proporciona treinamentos e desenvolvimento profissional/pessoal para os colaboradores, e busca materiais de acordo com a realidade de cada um. Saliente-se ainda que, tem um guia informatizado, acessível na Intranet, com sugestões de cursos/ programas de formação, literaturas diversas, contribuindo para esse aprendizado. Com isso seu objetivo é ter profissionais capacitados e engajados na empresa.
...