O Jovem brasileiro e sua perspectiva: Sonhar aqui para realizar lá fora
Por: Tainara Kelem • 10/8/2018 • Dissertação • 454 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
O jovem brasileiro e sua perspectiva: sonhar aqui para realizar lá fora.
Atualmente no Brasil, é notória em todos os noticiários a crise que se alastrou pelo País em todos os seus aspectos, principalmente econômico e político. Milhões de brasileiros desempregados, políticos dos mais diversos partidos sendo investigados e condenados, descredibilidade das instituições brasileiras e tantos outros motivos que tiram a esperança dos jovens brasileiros de construírem suas vidas aqui.
O alto número de jovens que pretendem deixar o país objetiva estudar e trabalhar, construírem suas vidas em outro país de destino que tenha maior estabilidade em suas áreas política, econômica e social. Dois países que, nos últimos anos, estão recebendo um considerável número de jovens brasileiros são os Estados Unidos e Portugal.
O primeiro por oferecer, com sua economia altamente capitalista, maiores oportunidades de emprego e renomadas universidades que lideram internacionalmente nos rankings de educação. Portugal, por outro lado, apresenta uma afinidade de cultura e idioma que facilitam a estadia e o investimento dos jovens neste país.
Este movimento de planejamento e efetiva emigração dos jovens brasileiros para o exterior acarretam também consequências impactantes para o próprio país de origem, pois este perde com menos mão de obra qualificada para o mercado de trabalho e jovens instruídos que poderiam contribuir para o crescimento científico e intelectual do Brasil. Outro ponto de destaque é o fraco investimento e incentivo ao empreendedorismo no Brasil, o que desincentiva jovens que têm vocação para serem empreendedores e montarem o seu negócio por aqui.
Portanto, é necessário que primeiramente as instituições brasileiras se estabilizem e que o governo passe a investir mais em educação (bolsas de estudos nacionais e internacionais, maior qualidade no ensino universitário, etc.), mais vagas de emprego que valorizem o profissional jovem, maior inserção cultural e social e por último, mas não menos importante, a garantia de que esses jovens brasileiros terão um País mais seguro para não desistirem de construir suas vidas aqui.
...