O LUGAR DA OPINIÃO A CIDADE E OS ESPAÇOS DE PRODUÇÃO SOCIAL DA OPINIÃO PÚBLICA
Por: Leirda • 26/7/2020 • Bibliografia • 303 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
O LUGAR DA OPINIÃO. A CIDADE E OS ESPAÇOS DE PRODUÇÃO SOCIAL DA OPINIÃO PÚBLICA
CITAÇÕES:
“[...] o mundo capitalista na sociedade contemporânea reconfigura o espaço público, pelo viés do significado burguês, pleno de arranjos e com grande diversidade de atores sociais.” (SIQUEIRA e FERREIRA, 2014, p.231).
“[...] nova noção de espaço público, como um lugar de múltiplas vozes, com novos paradigmas tanto nas formas de participação quanto na diversidade das representações sociais.” (SIQUEIRA e FERREIRA, 2014, p.231).
Segundo Melo (2005, p. 3):
A imprensa foi a primeira instância mediadora do espaço público, antes concretizado pelos debates em clubes, ruas e praças. No entanto, como os meios de comunicação não atendem a todos os segmentos sociais que desejam ou tentam participar do debate estabelecido na mídia, os grupos excluídos da esfera midiática são, por consequência, excluídos do espaço público. Ou seja, a imprensa favoreceu a “privatização do espaço público”.
“[...] a TV prende fantasias cidadãs que poderiam levar “a mudanças sociais inesperadas””. (2014, p. 236).
Essas novas práticas sociais desenvolvidas em ambientes virtuais, especificamente em projetos de cibercidades, apresentam uma diferença fundamental em relação aos ambientes físicos. (p. 237).
Que as novas tecnologias da informação têm exercido influência sobre os lugares urba¬nos físicos de produção e difusão da opinião é tão certo como dizer que essa influência ao invés de torná-los supérfluos acaba por instituir certa interdependência, ou seja, o ambiente vir¬tual deve ser compreendido como extensão do intercâmbio humano, de suas instituições e de suas utensilagens de interação, conversação e debate, jamais como substituição ou elimina¬ção do mesmo. (p. 238).
A história das cidades geral¬mente não dá saltos, descreve trajetória. São as transformações no ordenamento social que influenciam na reconfiguração dos espaços e nas formas de produção da opinião. Assim, es¬ses novos territórios e utensílios de produção da opinião são filhos de uma, igualmente, nova ordem social. (p. 238).
...