O Método de Gram
Por: fabbiofsantos • 14/9/2023 • Projeto de pesquisa • 643 Palavras (3 Páginas) • 61 Visualizações
[pic 1]
TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA
DISCENTE:
MATRÍCULA:
MICROBIOLOGIA GERAL
RELATÓRIO - COLORAÇÃO DE GRAM
- INTRODUÇÃO:
O método de Gram foi desenvolvido por um médico dinamarquês chamado Hans Christian Joachim Gram, em 1884, e é, até hoje, uma das etapas iniciais para a análise de espécimes clínicos.
- OBJETIVO
Esse método permite classificar as bactérias em dois grandes grupos, baseado na coloração que adquirem após todas as etapas da técnica: o das bactérias Gram positivas e das Gram negativas.
- METODOLOGIA
Esse método permite classificar as bactérias em dois grandes grupos, baseado na coloração que adquirem após todas as etapas da técnica: o das bactérias Gram positivas e das Gram negativas.
- RESULTADO E DISCUSSÃO
O estudo começa com o tratamento da amostra com um corante primário, que é o Cristal Violeta, que, como o nome sugere, colore as bactérias em um tom arroxeado.
A amostra, então, passa por uma primeira etapa de lavagem com água destilada e, em seguida, é adicionado um fixador, que normalmente é o Iodo ou Lugol. A função do fixador é formar um complexo insolúvel em água com o corante primário.
Até aqui, tanto as bactérias Gram positivas, quanto Gram negativas, são coradas pelo corante primário, que é fixado pelo Iodo.
TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA
DISCENTE:
MATRÍCULA:
HEXOSES
Hexoses são monossacarídeos formados por uma cadeia de seis átomos de carbono. Sua fórmula geral é C6H12O6. Sua principal função é produzir energia para os seres vivos. Um grama de qualquer hexose produz quatro quilocalorias de energia. É fabricada pelos vegetais na fotossíntese e utilizada por todos os outros seres vivos na alimentação.
Os exemplos mais comuns de hexoses são a glicose, a frutose e a galactose. Todas elas produzem energia através da respiração celular, ou seja, elas são quebradas em reações químicas e, assim, liberam energia.[pic 2]
Glicose e galactose são estereoisômeros (têm átomos ligados na mesma ordem, mas organizados de forma diferente no espaço). Eles diferem em sua estereoquímica em carbono 4. Frutose é um isômero estrutural da glicose e galactose (tem os mesmos átomos, mas eles são ligados em uma ordem diferente).
Os dissacarídeos (como maltose, lactose e sacarose) consistem em 2 monossacarídeos unidos covalentemente por uma ligação O-glicosídica, a qual é formada quando um grupo hidroxila de uma molécula de açúcar reage como o carbono anomérico de outro.
...