TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Por:   •  24/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

Programa Formação pela Escola

ATIVIDADE FINAL CURSO CENSO ESCOLAR

Introdução

O Programa Formação pela Escola tem proporcionado grandes oportunidades de conhecimento para os profissionais da Educação, bem como à comunidade em geral. Com o Curso Censo Escolar esse conhecimento foi aprimorado, abrindo uma grande janela de conhecimento sobre a finalidade e importância do Censo nas ações das escolas e da educação como um todo. O presente trabalho tem como finalidade apresentar um breve resumo do que foi estudado e do conhecimento adquirido durante a realização do curso, tendo em vista a importância do Censo na coleta de dados educacionais, fornecendo uma situação geral das escolas no país, contribuindo para melhoria na execução das políticas públicas da educação.

Desenvolvimento

Durante a execução do curso, pudemos compreender o funcionamento do Censo Escolar como fonte de estabelecimento das políticas públicas da educação, conhecemos o seu surgimento e dados históricos, sua finalidade e características e ainda os princípios que norteiam os processos censitários, visando o alcance dos seus objetivos.

O censo tem entre as suas finalidades levantar dados estatísticos, reunir informações, auxiliar nas políticas públicas, exibir um panorama de determinada área ou movimento histórico e ainda avaliar e acompanhar o impacto de políticas públicas. Os princípios do processo censitário são, fundamentalmente, confiabilidade, fidedignidade, relevância, transparência, acessibilidade e inteligibilidade. O primeiro censo no Brasil foi o Recenseamento da população do Império do Brasil. Na América, já havia indícios da existência da contagem populacional entre os Incas, mesmo antes da chegada de Cristóvão Colombo. Até 2006 a coleta de dados era realizada pelas escolas por meio do preenchimento de cadernos de questões que alimentavam o Sied. No Brasil o Censo é normatizado por ampla legislação, com o objetivo de dar segurança ao processo. Entre as leis vigentes, podemos citar a Portaria 264, de 26.03.2007, Portaria 235, de 04.08.2011, a Lei 9448, de 14.03.1997, o Decreto 6425, de 04.04.2008 e a Lei 11.494, de 20.06.2007.

O Inep contribui com o Censo através do projeto Educacenso, um sistema on-line de coleta de dados, através de um cadastro único de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, acompanhando assim a jornada escolar do aluno e do profissional escolar. Com as informações adquiridas pode-se calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, que é referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O Censo possui quatro formulários de coleta de dados e informações: Formulário de Cadastro de Escolas, Formulário de Turma, Formulário de Profissional Escolar e Formulário de Aluno. Os eixos norteadores do Censo são conceitos e orientações. Quanto aos conceitos a serem preenchidos no Censo são: aluno, turma, escola, docente e gestor escolar. As informações coletadas no Censo Escolar são definidas considerando a necessidade dos gestores de políticas públicas da educação e dos técnicos de planejamento governamental. A definição do conteúdo investigado no Censo Escolar considera os princípios do processo censitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com