O PROJETO DE LEITURA
Por: Daniel Eliabe Brito • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.088 Palavras (9 Páginas) • 263 Visualizações
PROJETO DE LEITURA
“ Tendo em vista que a LEITURA é condição essencial para que se possa compreender o mundo, os outros, as próprias experiências e a necessidade de inserir-se no mundo da escrita, torna-se imperativo que o aluno desenvolva habilidades linguísticas para que possa ir além da simples decodificação de palavras. É preciso leva-lo a captar por que o escritor está dizendo o que o texto está dizendo, ou seja, ler as entrelinhas. Pode-se fazer mais: proporcionar ao aluno experiência de leitura que o levam não só assimilar o que o texto diz,mas também como e para quem diz”
(kato,1990)
- JUSTIFICATIVA
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, televisão e outros meios, estão sendo mais atrativos para os nossos alunos. Também a falta de incentivo na família , vem ocasionar pouco interesse pela leitura e em consequência dificuldades marcantes na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, produções insignificativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se necessário que nós enquanto escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer.
Grande parte das crianças quando ingressam na escola possuem vários saberes principalmente sobre a leitura, pois já conhecem os escritos mesmo sem decifrá-los e muitos até já vivenciaram algum adulto lendo um livro ou outro material impresso,com diferentes intencionalidades, podendo assim criar várias expectativas para o desenvolvimento dessa prática quando chegar á escola.
A leitura se faz tão necessária nos bancos escolares. Vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões, onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de leituras diversificadas.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explora-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento importante para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral.
Se O praticando que se aprende a nadar,
Se O praticando que se aprende a trabalhar,
É praticando também que se aprende a ler e a escrever.
Vamos praticar para aprender e aprender
para praticar melhor.( Paulo Freire, 2001)
PÚBLICO ALVO
Professores, equipe técnica, gestores e alunos do ensino fundamental e toda a comunidade escolar.
OBJETIVO GERAL
Facilitar o acesso a leituras, aproximando a comunidade do convívio escolar e envolver todo público alvo.
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola identificando-os como instrumento de libertação, agregando valores da cultura escrita em seu convívio social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
Estimular o desejo de novas leituras possibilitando com isso as produções orais, escritas e em outras linguagens;
Saber opinar sobre o que leu colocando seus pontos de vista.
Envolver os alunos em debates orais para que expressem sua opinião sobre os temas tratados.
Utilizar a leitura como meio de comunicação social formando opinião a partir da realidade questionada.
Atribuir sentido tecendo comentário sobre leituras realizadas por eles próprios ou outras pessoas a respeito do assunto do texto a ser lido.
Pedir que o professor ou outro adulto que leia um livro do que gostou.
Envolver os alunos em atividades em que a leitura seja significativa, despertando-lhes o desejo de aprender a ler.
METODOLOGIA
Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. O cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente. Os alunos serão incentivados a trazerem material de seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer variedades de tipos de leitura, como receitas poesia, piada literatura, história em quadrinhos e outros tipos de textos que o professor achar importante.
O nosso foco principal será fazer com que o aluno sinta prazer pelo ato de ler e com isso venha a se preparar para o futuro.
Dia da leitura na escola Será o dia da apresentação do projeto para toda comunidade escolar, não será em forma de reunião tradicional, mas com manifestações culturais, exposição de materiais impressos feitos pelos alunos com a ajuda do professor tendo como principal tema a leitura . Foram pensadas algumas atividades como.
- Livros de gêneros variados e organizados levando em consideração a criatividades dos alunos.
- Palestras com os pais expondo a importância da leitura.
- Sacola literária. Acontecerá semanalmente onde alguns alunos levam uma sacola com alguns livros para casa para fazerem leitura juntamente com a família.
- Também será confeccionado durante as aulas de arte trabalhos envolvendo leitura e ilustrações de palavras e frases.
RECURSOS UTILIZADOS
...