O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Por: raygarcia • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.610 Palavras (11 Páginas) • 195 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DOUGLAS LEAL LIMA
JOSÉ NILTON OLIVEIRA DA SILVA
JÚLIO DANIEL SILVA FIGUEIREDO
KEULEN FONTINELE DA SILVA
MÁRLEN AUGUSTA PESSOA PINHEIRO MARTINS
RAIANE DOS SANTOS GARCIA
TAILON MAGNUN DA SILVA MOUTA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Brasiléia-AC
2014
[pic 3]
DOUGLAS LEAL LIMA
JOSÉ NILTON OLIVEIRA DA SILVA
JÚLIO DANIEL SILVA FIGUEIREDO
KEULEN FONTINELE DA SILVA
MÁRLEN AUGUSTA PESSOA PINHEIRO MARTINS
RAIANE DOS SANTOS GARCIA
TAILON MAGNUN DA SILVA MOUTA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Trabalho de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de organização do Trabalho Pedagógico, Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminario da Prática II ,2º semestre.
Orientadores: Marlizete Cristina Bonafini Steinle, José Adir Lins Machado, Vilze Vidotti Costa, Mari Clair Moro Nascimento, Regina Célia Adamuz, Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa, Reinaldo Benedito Nishikawa.
Brasiléia-AC
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
PPP DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PLÁCIDO DE CASTRO
RESULTADOS E DISCUSSÕES
CONCLUSÃO
REFERÊNCIA
ANEXO
INTRODUÇÃO
A necessidade das escolas construírem seus Projetos Político-Pedagógicos está relacionada à função social da Educação e no valor simbólico que a sociedade atribui à instituição escolar. É por meio do projeto político-pedagógico que a escola organiza o seu trabalho pedagógico com a finalidade de proporcionar um ensino de qualidade aos seus alunos, além de analisarem as práticas pedagógicas adotadas pelos professores e os problemas que existem no interior da escola.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é considerado uma direção que proporciona o fortalecimento das relações entre a escola e o sistema de ensino escolar. É, portanto, um processo contínuo de reflexão e discussão sobre os problemas escolares, por meio da organização do trabalho pedagógico e de atividade intencional, sistemática; como condição imperativa ao pensar e fazer científico do processo ensino-aprendizagem, permitindo ao professor entender o planejamento da prática educativa escolar, notadamente, da sala de aula, como atividade imprescindível para o cumprimento da função social e pedagógica da escola.
Para uma melhor compreensão será analisado o Projeto Político Pedagógico da Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro, localizada no município de Xapuri-AC, com o objetivo de refletir acerca da construção do Projeto Político Pedagógico, documento conhecido como a identidade da escola e a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Além disso, busca-se identificar no Projeto Político Pedagógico os itens que o constitui; discutir os elementos básicos que compõem o Projeto Político Pedagógico e, ainda, compreender qual é o seu sentido e significado para a organização do trabalho pedagógico na escola. Para tanto, será realizada uma comparação entre a análise do Projeto Político Pedagógico da escola investigada com os dados coletados por meio de uma conversa informal, baseada em uma discussão teórica.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
O Projeto Político Pedagógico escolar tem a intencionalidade de traçar mecanismos, eficazes e eficientes, capazes de organizar a instituição escolar, a fim de estabelecer uma conexão entre as políticas educacionais, os processos de sistematização e gestão do currículo escolar e a prática pedagógica dos professores, de modo a verificar os resultados relacionados à aprendizagem. Todo projeto:
supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente (GADOTTI, 2001, p.37).
Assim, o PPP é considerado uma direção que proporciona o fortalecimento das relações entre a escola e o sistema de ensino escolar. É, portanto, um processo contínuo de reflexão e discussão sobre os problemas escolares e onde se encontra a intencionalidade da ação pedagógica na organização do processo de ensino. Desse modo:
O projeto político-pedagógico vai além de um simples argumento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola (VEIGA, 2002, p.1).
O PPP é um mecanismo que tem por finalidade buscar reduzir a rotina interna da escola, por meio da organização do trabalho pedagógico. Assim, superar os problemas, conflitos, competitividade e a autoridade existente em âmbito escolar; tentando propor soluções, estratégias, relações de interatividade, dinamismo, para poder contribuir com a transformação e evolução da sociedade por meio de uma educação que é pensada por todos. “Todos não terão acesso à educação enquanto todos – trabalhadores e não trabalhadores em educação, estado e sociedade civil – não se interessarem por ela. A educação para todos supõe todos pela educação” (GADOTTI, 2001, p.40).
...