TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Intervenção Sobre o Bullying

Por:   •  22/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório de Observação

Alunos:

Diego Feitosa T Dantas RGM: 16852168

Sarah Luana Aguiar RGM: 16730992

  1. Descrição física da escola:

 A escola observada foi o Centro de Ensino Fundamental 07 de Brasília, está localizada no endereço no SGAN 912, módulos A/B, Asa Norte, Brasília DF, Cep70790-120.

         É uma escola de ensino fundamental que possui, quatorze salas de aula, uma sala de informática, uma sala de recursos, sete salas de apoio, entre elas: direção, secretaria escolar, coordenação disciplinar, coordenação administrativa, coordenação pedagógica, serviço de orientação educacional (soe), possui também, uma sala inclusiva, mecanografia e almoxarifado, uma sala de professores, com espaço de reuniões pedagógicas e copa  anexa, uma sala equipada de coordenação pedagógica, uma cantina com depósito, um auditório com capacidade para 100 pessoas, uma sala ambiente de artes, uma sala para laboratório de ciências, uma biblioteca, uma sala de leitura ambientada, quatorze banheiros: dois para professores, dois no auditório, dois reservados ao pessoal da limpeza e dois para a área de educação física, seis para o bloco de salas de aula sendo dois adaptados para portadores de necessidades especiais, uma guarita, um estacionamento pavimentado com capacidade para 80 veículos, uma quadra polivalente com alambrado, uma quadra polivalente coberta, uma rampa de acesso ao pavimento superior.

A escola está em boas condições de conservação e possui uma excelente infraestrutura. O centro de ensino 07, possui dos períodos de funcionamento, matutino: com os 9º e 8º anos, é o período vespertino: com os 6º e 7º anos. Existem sete turmas de cada ano.

  1. Clientela atendida pela escola:

A faixa etária dos alunos do período matutino, são entre treze e quinze anos de idade, e no período vespertino entre onze a quatorze anos de idade, existem alunos mais velhos, pois a escola também recebe alunos com necessidades especiais que passam desta faixa etária.

Não a falta de professor até o momento presente, nenhum professor se encontra de licença médica, a escola conta com mais ou menos trinta professores.

A clientela do centro de ensino 07, é formada basicamente por, 31,50% de alunos com endereço de residência ou de trabalho dos responsáveis na Asa Norte, e de 68,50% com endereços de outras regiões administrativas, como: Granja do Torto, Vila Planalto, Varjão/Lago Norte, Cruzeiro/SMU, etc.

  1. Turmas observadas:

A turma observada foi o 6° ano “C”, com vinte e dois alunos, entre onze e quatorze anos de idade.

A turma no início da aula estava bem agitada e os alunos ficaram curiosos sobre a observação, chegando a fazer perguntas e tentando interação a todo momento com os observadores. Passado algum tempo, já estavam mais acostumados com a presença dos olheiros. O comportamento da turma dependia muito do professor em sala de aula, com alguns professores os alunos são mais comportados, já outros tem uma certa dificuldade de manter a turma em ordem.

A observação em sala de aula durou o tempo de três horários. A cada horário há a troca de sala de aula, são os alunos que trocam de sala, não os professores. O que faz com que o começo da aula, em cada troca, demore alguns minutos, por causa da excitação dos alunos.

  1. Observação do professor:

Foram observadas três aulas, a primeira aula de história, o professor se mostrou permissivo com os alunos, os alunos conversavam e andavam pela sala sem nenhum impedimento e assim a aula se estendeu até o fim, o professor tentou algumas vezes manter a ordem, mas era difícil de conseguir.

A segunda aula foi PD I em ciências, é uma aula de revisão, que falou sobre produtos orgânicos e transgênicos, o professor abria para perguntas ao final das suas falas, mas os alunos tinham que levantar a mão. Foi uma aula produtiva e silenciosa, por fim, o professor passou uma pesquisa para fazer em casa, uma comparação de produtos orgânicos e transgênicos no supermercado. Apesar de parecer mais autoritário que o professor da aula anterior, ele conseguiu dar a aula sem grandes problemas e os alunos prestaram atenção e se comportaram.

 A terceira aula observada que foi língua portuguesa, a professora passou uma atividade em dupla e para evitar a bagunça e desorganização ela disse que quem fizesse bagunça iria realizar a atividade sozinhos e com isso os alunos se mantiveram sentados e na grande parte do tempo em silencio. A professora ficou o tempo todo andando pela sala, auxiliando e chamando atenção quando notava desorganização.

  1. Entrevista com o SOE/Psicólogo Escolar:

A interação entre os professores e o Serviço de Orientação Educacional (SOE), na maioria das vezes é muito boa, os professores se queixam muito na falta de comprometimento dos pais, que muitas vezes não aparecem quando são chamados.

As demandas de encaminhamento dos alunos ao serviço, acontecem principalmente por problemas emocionais, baixo rendimento, abandono. A escola possui uma pequena quantidade de alunos Índios, a demanda ao serviço do SOE para esses alunos é bem significativa. A demanda também de ideações suicidas, automutilação, abuso sexual, etc. Quando se detecta um problema em um aluno, o primeiro passo a ser tomado é o contato com a família, dependendo do grau do problema há o encaminhamento para terapia e psiquiatria.

Há vários projetos sendo desenvolvidos na escola pelo Serviço de Orientação Educacional, como por exemplo, projeto bullying, projeto de habilidades socias, projeto hábitos de estudo, projeto de terapias individuais, e muito desses projetos conta com a participação de estagiários de universidades.

  1. Observação dos alunos:

Os alunos reagiram a presença dos estagiários com curiosidade e empolgação, queriam saber o motivo da presença de duas pessoas diferentes em sala de aula.

A relação dos alunos com os professores dependia muito do professor em especifico, tem professores que são mais permissivos, isso fez com que os alunos conversem e ficassem mais agitados, já a relação com os professores que foram mais intolerantes, os alunos se mostravam mais comportados e em silencio, prestavam atenção na aula. Na relação com os colegas, os alunos são bem comunicativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com