O Plano de Retorno Educacional
Por: Carla Martins • 23/6/2021 • Projeto de pesquisa • 18.284 Palavras (74 Páginas) • 176 Visualizações
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO RIO NOVO – ES[pic 1][pic 2]
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CNPJ – 31.796.659/0001-20
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO......................................................................................................................03
1. ASPECTOS PEDAGÓGICOS E ADMINISTRATIVOS 06
1.1 Caminhos percorridos 06
1.2 Procedimentos de Retorno às Aulas Presenciais 9
1.3 Estudantes do Grupo de Risco 13
1.4 Controle e Monitoramento do Absenteísmo 17
1.5 Estratégias Pedagógicas 18
1.6 Avaliação de Aprendizagem 21
1.6.1 Avaliação Diagnóstica 23
1.6.2 Avaliação do Rendimento 23
1.7 Intervenção Pedagógica 24
1.8 Orientações Específicas por Etapa e Modalidade de Ensino 25
1.8.1 Educação Infantil................................................................................................................29
1.8.2 Ensino Fundamental I e II 25
1.8.3 Educação Especial 28
2. ASPECTOS PSICOSSOCIAIS 47
2.1 Acolhimento aos Professores 47
2.2 Acolhimento aos Alunos 48
2.3 Plano de Convivência 50
2.4 Escuta e Acolhimento para Notificações de Violências (Autoprovocadas, Sexuais, Físicas, Psicológicas, Entre Outros) 51
2.5 Especificidades acerca do Comportamento Suicida ou Autolesivo 52
2.6 Aspectos de Convivência relacionados às Medidas de Biossegurança 53
3. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E SANITÁRIOS 55
3.1 Procedimentos Administrativos Para o Retorno às Aulas Presenciais 55
3.2 Sanitização e Organização dos Espaços Escolares 63
APRESENTAÇÃO
O coronavírus é um vírus contagioso e ainda há muito a ser descoberto sobre ele. Ao contrário daqueles que causam a gripe comum, não há pré-imunidade aprovada, porém as vacinas serão testadas e aplicadas como teste no ano de 2021, ou mesmo tratamento específico e presume-se que todas as pessoas sejam suscetíveis a ele. Os médicos estão muito preocupados com a pandemia do Covid-19, alastrando pelo mundo está afetando a população de países com sistemas de saúde já frágeis. A sobrecarga dos sistemas de saúde vem se mostrando um dos maiores impactos da nova doença, mesmo em países com estruturas médicas robustas.
A Secretaria Municipal de Educação de Alto Rio Novo-ES apresenta o Plano de Retorno às aulas presenciais das escolas públicas municipais correspondente as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II, suspensas a partir de 23 de março de 2020, para fins de prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus, Covid-19. O retorno dos estudantes deverá acontecer no formato de revezamento semanal, enquanto perdurar o estado de calamidade pública, ou até que todos estejam imunizados com a vacina.
Este plano fundamenta-se na Portaria Conjunta SEDU/SESA Nº 01-R, de 08 de agosto de 2020, que estabelece medidas administrativas e de segurança sanitária a serem tomadas pelos gestores das instituições de ensino no retorno às aulas presenciais, para fins de prevenção e controle da transmissão do novo Coronavírus. Assim sendo, a Secretaria Municipal de Educação elaborou os procedimentos técnicos e pedagógigos deste Plano, reproduzindo do Plano de Retorno da Rede Pública do Estado do Espírto Santo os aspectos administrativos e sanitários.
É preciso registrar que este momento de retorno às aulas é diferente para todos nós, procuramos, para isso, fundamentar-nos tecnicamente da melhor forma. Assim, temos feito desde o início da pandemia e avaliamos que tem valido a pena. O conselho Municipal de Educação, todas as unidades de ensino, gestores, pedagogos, professores, servidores administrativos, pais e estudantes compreenderam o momento singular que atravessamos e deram a sua contribuição inaugurando e sustentando as aulas não presenciais no nosso sistema de ensino. Avançaremos agora para uma nova etapa e as expectativas são muito boas, porque, ratificando, preparamo-nos tecnicamente e contamos com as pessoas, cada integrante da comunidade escolar que se compromete com a história individual e coletiva da educação.
EQUIPE RESPONSÁVEL
Secretária Municipal de Educação
Vânia Ferreira da Silva
EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA
Ângela Marícia Faria Moura
Carla Patrícia Martins Dovedice
Liliane Aparecida Faria Ribeiro
Nilza Borel Ribeiro
1. ASPECTOS PEDAGÓGICOS E ADMINISTRATIVOS
1.1 Caminhos percorridos
Em 16 de março de 2020, o Governo do Estado do Espírito Santo publicou do Diário Oficial do Estado o Decreto Estadual Nº 4593-R, de 13 de março de 2020, decretando o estado de emrgência em saúde pública no Estado do Espírito Santo, e estabelecendo as medidas sanitárias e administrativas para prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos decorrentes do surto de Coronavírus (Covid-19).
Em seguida, no dia 17 de março de 2020, foi publicado o Decreto Nº 4597-9, de 16 de março de 2020, dispondo sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (Covid-19) na área da educação, suspendendo, a partir do dia 23 de março de 2020, pelo prazo de 15 (quinze) dias, as atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada.
No mesmo dia, o Governo Federal publicou a Portaria MEC Nº 343, de 13 de março de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
...