Plano de Trabalho Orientador Educacional
Por: Rodsferraz • 29/1/2019 • Projeto de pesquisa • 1.087 Palavras (5 Páginas) • 6.738 Visualizações
Nome do local de trabalho
PLANO DE TRABALHO PARA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL[pic 1]
Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar.
cidade
ano
PLANO ANUAL DE TRABALHO
ÁREA Orientação Educacional
A relação educativa constitui-se, como tal, na medida em que se desenvolvem mediações (ações, linguagens, dispositivos, representações) que potencializem a capacidade de iniciativa e de interação das pessoas (VYGOTSKY, 1997).
IDENTIFICAÇÃO
Dados pessoais, cursos.....
JUSTIFICATIVA
O presente plano é resultado prévio que visa uma intervenção responsável e consciente do Orientador Educacional para com o aluno portador de necessidades educacional especializada, com um bom planejamento, pode-se alcançar objetivo válido no processo ensino aprendizagem. O Planejamento é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida, visando maior e melhor interação com a realidade. Pois todo empreendimento humano deve pautar-se pelo planejamento das ações visando maximizar a eficácia do mesmo. No setor de Orientação educacional não é diferente, este plano será dividido em objetivos a fim de facilitar a sua execução, porquanto o valor do mesmo existe à proporção em que deixa de ser um ritual burocrático para ser um guia das ações do Serviço de Orientação educacional. Quando planeja sua ação, além de se tornar mais eficiente, o profissional educacional pode também avaliar sua prática e refletir sobre suas intervenções no processo de ensino aprendizagem, buscando modificar o ponto nos quais tais medidas se fizerem necessárias.
INTRODUÇÃO
A orientação educacional é um processo dinâmico, contínuo, sistemático e integrado em todo o currículo escolar. É um processo cooperativo em que todos os educadores e, em especial, o professor assumem um papel de relevância. A orientação educacional vê o aluno como ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os seus aspectos. Assim, o processo desafiador da escola frente a aprendizagem do aluno portador de necessidades educacional especializada, demanda de uma junção de esforços inovadores por parte dos educadores. A concepção de levantar possibilidades e alternativas para garantir uma aprendizagem significativa, e o desenvolvimento global do educando, leva a necessidade de suporte para realização de tal tarefa. O Orientador Educacional busca promover o envolvimento da família na escola, dar apoio aos docentes, colaborando e o como objetivo a qualidade da educação, priorizando o aluno e seu desenvolvimento.
OBJETIVOS
Possibilitar a observação, acompanhamento e diagnóstico de alunos com dificuldades de aprendizagem articulando junto com os educadores, na construção de planos específicos de aprendizagem para o aluno portador de necessidade educacional especializada. Estabelecer parceria com a família, pois esta exerce um papel fundamental no desenvolvimento do educando.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Orientar, apoiar e acompanhar o trabalho das escolas;
- Oferecer suporte aos gestores, coordenadores e professores, para que juntos analisamos as causas das dificuldades dos alunos em suas atividades;
- Identificar, avaliar e propor intervenções nas diversas áreas da aprendizagem, com foco em auxiliar e proporcionar ao aluno portador de necessidade educacional especial, um melhor desenvolvimento na realização de suas atividades, respeitando seus limites.
OBJETIVOS PROFISSIONAIS
∙ Conhecer um universo maior de profissões;
...