O Projeto integrador Completo - Tec. meio Ambiente
Por: monica.rossetim • 4/10/2023 • Trabalho acadêmico • 2.911 Palavras (12 Páginas) • 85 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25]
INTRODUÇÃO
Situada em município na região leste do Paraná, no limite da região metropolitana de Curitiba, fazendo divisa com o início da Serra do Mar paranaense. Região com extensa mata atlântica preservada, montanhas e rios. Com condições únicas para o desenvolvimento sustentável com indústrias limpas e abundância de recursos naturais.
Com a extensa área e apenas uma pequena área urbana, a predominância é de área rural, sem saneamento básico, que sobrevive de monoculturas ou pequenos produtores sem muita perspectiva em áreas com grande potencial para ecoturismo e/ou turismo rural.
Para o problema do saneamento propomos o estudo da área para a melhor solução em saneamento rural como fossa seca, banheiro seco compostável, círculo de bananeiras, entre outros sistemas. Propomos consultoria e treinamento para implantação de policulturas com ênfase na flora nativa, incentivando o cultivo por conta do grande interesse gastronômico por cultivos orgânicos e/ou plantas alimentícias não convencionais. Trabalhamos com análise da área e elaboração de projeto para aproveitamento de áreas com potencial turístico.
Através de equipe multidisciplinar, o foco é auxiliar na implantação de processos que não agridam o meio ambiente para produtores rurais. Com consultoria para saneamento rural, segregação e descarte correto de resíduos, consultoria agronômica para produção e comercio de alimentos orgânicos e não convencionais, licenciamento ambiental, outorgas de uso da água entre outros estudos.
OBJETIVO
Através de equipe multidisciplinar, o foco é auxiliar na implantação de processos que não agridam o meio ambiente para produtores rurais. Com consultoria para saneamento rural, segregação e descarte correto de resíduos, consultoria agronômica para produção e comercio de alimentos orgânicos e não convencionais, licenciamento ambiental, outorgas de uso da água entre outros estudos.
Com extensa área verde de mata atlântica preservada no entorno e apenas uma pequena área urbana, a predominância é de área rural, sem saneamento básico, que sobrevive de monoculturas ou pequenos produtores sem muita perspectiva em áreas com grande potencial para ecoturismo e/ou turismo rural.
JUSTIFICATIVA
Pequenos e médios produtores costumam ser formados por pessoas simples, que continuam exercendo o que foi passado de geração em geração e têm muita necessidade de um saneamento básico que supra suas necessidades, com tecnologias acessíveis e com baixo custo.
O mesmo se estende ao cultivo, que se tem na mente que deve ser sempre monoculturas ou pequenas hortas, com a ampla área de mata atlântica no entorno, é viável o ensinamento de como viver em harmonia com a natureza e como é rica nossa flora nativa, a qual possui grande potencial gastronômico com baixo custo de produção.
METODOLOGIA:
- Profissionais:
- 01 Gestor Ambiental: Fará todos os estudos ambientais para licenciamento ambiental, outorgas de uso da água, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, treinamentos para segregação e descarte correto de resíduos sólidos, entre outros;
- 01 Biólogo: Responsável técnico e consultoria botânica;
- 01 Engenheiro Sanitarista e Ambiental: Projetos e consultoria em saneamento rural;
- 01 Agrônomo: Consultoria agronômica;
- 01 Administrador: Fará todos os trâmites administrativos do negócio.
- 02 Técnicos em Meio Ambiente para aplicação dos trabalhos em campo;
- 02 Técnicos Agrícolas para aplicação dos trabalhos em campo.
- Sede:
- Escritório próprio de cerca de 20m² em chácara na cidade de Quatro Barras/PR.
(Sem atendimento ao público, o espaço é pensado para melhor comodidade dos profissionais para execução do trabalho, bem como proporcionar bem-estar e campo próprio para pesquisas)
- Equipamentos:
- 02 Veículos 4x4 para locomoção em áreas de difícil acesso e transporte de equipamentos de pequeno porte;
- 02 Veículos utilitários para transporte de pessoas e equipamentos de pequeno porte;
- 01 Drone para coleta de dados em grandes áreas;
- 05 Conjuntos de mesas e cadeiras para escritório;
- 05 Computadores com acesso à internet, um para cada profissional;
- 01 Impressora preto e branco para o escritório;
- 01 Impressora colorida para o escritório;
- 01 Impressora plotter para projetos para o escritório;
- 03 Aparelhos de GPS para localização em áreas sem acesso à internet;
- 05 Aparelhos de celular com acesso à internet, um para cada profissional;
- 02 Câmeras fotográficas de alta resolução para uso em campo;
- 02 Câmeras fotográficas de bolso para uso em campo;
- 02 Bússolas para localização em áreas sem acesso à internet;
- 02 Fitas métricas para medição de pequenos espaços;
- 02 Trenas de 100m para medição de grandes áreas;
- 02 Binóculos para visualização de detalhes em grandes áreas;
- Recipientes de vidro ou plástico para coleta de amostras;
- Envelopes de papel para armazenamento de sementes;
- Suportes para coletores de água;
- Equipamentos para treinamentos agronômicos em pequenos espaços: enxada, enxadão, rastelo, foice, ancinho, carrinho de mão;
- 05 Facões para uso em mata fechada;
- 01 kit para agronomia contendo: 01 lupa para análise de plantas, 01 canivete e/ou faca para abertura de caules de plantas para análise, 01 pá pequena para análise de raízes.
- Equipamentos de Proteção Individual: Capacetes, óculos de proteção com proteção UV, luvas de raspa e nitrílicas; botinas de segurança; coletes refletores; calças de brim com bolsos; camisas de manga comprida com proteção UV; perneiras; cantis; canivetes; capa de chuva; lanternas; kit de primeiros socorros; rádio de comunicação; protetor solar; repelente.
...