O Público E O Privado
Resenha: O Público E O Privado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1234567inl • 5/9/2014 • Resenha • 340 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
Conforme leitura realizada no que se refereao setor público a constução se dá ao mesmo tempo intelectual e coletiva, resultado de uma convenção social e coletiva; aquilo que toda a coletividade pactuar explícita ou implicitamentese de interesse de todos e ainda o público tem precedência sobre o privado. Os indivíduos são concebidos como cidadãos seja na posição de agentes do poder público ou de simples usuários do SUS ou que estejam submetidos as leis e as normas. As organizações públicas encontram-se submetidas ao estado e tem sua missão e objetivos determinados legalmente. No setor público o Estado fica obrigado a fazer aquilo que a lei mandar e só poderá fazer o que a lei expressamente autorizar. Já no setor privado o indivíduos são concebidos como pessoa física a procura da satisfação de seus interesses particulares podendo se associar e constituir pesoas jurídicas co finalidade de alcançar vários objetivos. As organizações possuem suas missões e objetivos que são autodistribuídos pelos seus membros e possuem autonomia , quanto seus objetivo e missoes. No setor privado pode-se fazer o que a lei não proibir e pode-se deixar de fazer o que a lei nao obrigar.
Patrão é a pessoa jurídica que executa serviços à sociedade com fins lucrativos, a forma de contratação é por contratos temporários ou por Leis trabalhistas e não tem garantia de estabilidade profissional Já quanto ao Estado e os servidores públicos a jornada de trabalho é com prestação de serviços sem fins lucrativos, a forma de contratação se dá por concurso público e se tem garantia de estabilidade profissional. O servidor é pessoa física que presta serviço público com vínculo empregatício ou estatutário á Administração Pública direta.
As razões das diferenças encontradas estão ligadas diretamente na forma como cada setor faz o seu atendimento um exercendo e levando em consideração às necessidades dos indivíduos, como coletividades, sem fins lucrativos e o outro apenas considerando os seus interesses e com os mais diversos objetivos.
...