O Que é Holding
Ensaios: O Que é Holding. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PaulinhaLoira • 31/8/2014 • 1.589 Palavras (7 Páginas) • 655 Visualizações
Holding
Uma Holding ou Sociedade Holding, em português Sociedade Gestora de Participações Sociais (SGPS), é uma forma da sociedade criada com o objetivo de administrar um grupo de empresas (conglomerado). A holding administra e possui a maioria das ações ou cotas das empresas componentes de um determinado grupo. Essa forma de sociedade é muito utilizada por médias e grandes empresas e normalmente visa melhorar a estrutura de capital, ou é usada como parte de uma parceria com outras empresas ou mercado de trabalho.
Um exemplo prático de como uma holding pode ser utilizada: A empresa Acme fabrica e vende sapatos no Brasil. Ela acha que também pode ganhar dinheiro se vender tênis, mas ela não tem nenhuma experiência na fabricação de tênis. A empresa alemã Beta faz ótimos tênis e gostaria de vender seus produtos no Brasil, mas ela não tem uma rede de varejistas (Brasil)/retalhistas (Portugal) para distribui-los. As empresas Acme e Beta decidem então fazer uma parceria para distribuir os seus produtos pelo país. Uma maneira de formalizar esta parceria seria com a criação da AB Importadora e Distribuidora Ltda. A empresa Acme criaria então a Acme Holding, que seria dona de 100% do capital da antiga empresa Acme Sapatos e de 51% do capital da AB. A empresa Beta seria dona dos outros 49% do capital da AB.
Existem duas modalidades de holding:
A pura, quando de/do seu objetivo social conste somente a participação no capital de outras sociedades.
A mista, quando, além da participação, ela sirva também à exploração de alguma atividade empresarial.
Segundo Fábio Nusdeo (2001:276), holding é: "(...) sociedade cuja a totalidade ou parte de seu capital é aplicada em ações de outra sociedade gerando controle sobre a administração das mesmas. Por essa forma assegura-se uma concentração do poder decisório nas mãos da empresa mãe - holding. Note-se, porém que nem sempre a holding é usada para esse fim."
1. Holding
Uma união de empresas que juntas, formam uma única para administrar, gerenciar uma outra empresa que pode ou não ser em um outro ramo de atividade diferente das formadoras desse grupo, mas que podem trabalhar dentro dela otimizando os custos e gatos.
2. Holding
As holdings são grandes corporações que podem produzir desde canetas a aparelhos eletrônicos, carros e aviões.
"O holding é um grupo financeiro ou bancário que possui o domínio sobre várias empresas através da posse da maior parte de suas ações."
O que é Holding:
Holding é uma empresa que possui como atividade principal, a participação acionária majoritária em uma ou mais empresas, ou seja, é uma empresa que possui a maioria das ações de outras empresas e que detém o controle de sua administração e políticas empresariais.
Holding é uma sociedade gestora de participações sociais que administra conglomerados de um determinado grupo. Essa forma de sociedade é muito utilizada por médias e grandes empresas, com o objetivo de melhorar a estrutura de capital, ou de criar e manter parceria com outras empresas.
Existem duas modalidades de holding: a pura, que é quando seu objetivo social consta somente a participação no capital de outras sociedades e a mista, quando, além da participação, ela serve também à exploração de alguma atividade empresarial.
Um exemplo de uma holding é quando uma determinada empresa fabrica sapatos e gostaria também de fabricar tênis, porém não possui experiência na fabricação. Aí ela procura uma empresa que fabrica tênis e faz uma parceria, e então ambas fazem outra parceria com uma rede de lojas varejistas para vender os produtos.
Algumas pessoas confundem holding com joint venture, porém é muito diferente uma vez que joint venture é uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, e que explorar determinado negócio, e nenhuma delas perde sua personalidade jurídica.
Exemplo de empresa holding no brasil
O Banco Itaú Holding Financeira S.A. foi uma instituição financeiro brasileira que controlava, entre outros, o Banco Itaú S.A., então maior banco privado do Brasil. O Banco Itaú Holding Financeira S.A. propriamente dito surgiu em 24 de março de 2003, como resultado de uma reorganização societária do Banco Itaú, surgido em 1945.
Além do Banco Itaú (Itaú Agências, para pessoas físicas), controlava também o Itaú Personnalité (pessoas físicas de alta renda), Itaú Private Bank (pessoas físicas de alto patrimônio), Itaú BBA (empresas de grande porte) e Taií (financeira). O Banco Itaú Holding Financeira S.A., por sua vez, era controlado por uma holding maior, a Itaúsa - Investimentos Itaú.
Em 3 de novembro de 2008, Itaú e Unibanco anunciam a fusão das operações financeiras, formando o Itaú Unibanco Banco Múltiplo, a maior holding financeira do hemisfério sul, e entre as vinte maiores do mundo.1 O então Banco Itaú Holding Financeira S.A. passa a se chamar Itaú Unibanco Holding S.A
Um exemplo de truste foi a união entre a Sadia e a Perdigão (mesmo segmento) para a criação da Brasil Foods.
O QUE É HOLDING ?
Holding é uma empresa que possui a maioria das ações ou quotas de outras empresas, suas subsidiárias, em quantidade suficiente para influenciar decisivamente suas administrações e políticas empresariais. Essa forma de sociedade visa melhorar a estrutura de capital da empresa ou como parte de alguma parceria com outras empresas.
Existem duas modalidades de Holding:
• A pura, quando do seu objetivo social conste somente a participação no capital de outras sociedades.
• A mista, quando além da participação, ela serve a exploração de alguma atividade empresarial.
A FIGURA DAS EMPRESAS HOLDING
Por Andreia da Costa Ferreira, advogada do setor cível
de Claudio Zalaf Advogados Associados
Doutrinariamente, “Holding” é definida como toda empresa que
adota como finalidade a manutenção de participações em outras empresas, com
quantidade e qualidade suficientes na participação do capital, para que se
possa influir sobre a administração
...