O RELATO DE EXPERIÊNCIA
Por: thamiresvmonteir • 26/8/2022 • Trabalho acadêmico • 688 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
. RELATO DE EXPERIÊNCIA
O Estágio Supervisionado é uma pratica que permite ao aluno-professor, por meio da observação, da participação e da regência sobre o seu futuro campo de atuação.
O Estagio foi realizado na Escola Aderbal Tapajós Caetano Correa, localizada no bairro Uruará, na rua Uruará S/N. O estágio foi realizado no período do dia 26/04/2022 à 20/05/2022, com carga horaria de 100 horas.
A instituição possui 10 salas, 1 sala dos professores, 2 banheiros dos professores, 1 cantina, 1 sala de informática, 1 sala de educação especial, 1 área coberta, 5 banheiros para alunos, 16 professores, 1 secretaria, 2 auxiliares, 2 pedagogos, 1 diretora, 1 vice-diretora, 1 auxiliar de serviços gerais, 2 vigias e 5 serventes.
Durante os dias de observação de estagio possibilitou-se contribuir nas atividades relativas as práticas como: correção de cadernos com deveres para casa, acompanhamento de leitura, acompanhar eles na hora do recreio, aplicação de atividades pedagógicas, dentre outras.
A escola está funcionando normalmente, a única norma era o uso de máscara dentro da escola e se um aluno apresentar gripe ele deverá permanecer em sua casa e somente ir buscar as atividades. A turma que estagiamos foi o 1 ano (manha), turma da professora Francilete, que tem 32 alunos matriculados. Nos primeiros dias fizemos somente a parte de observação e eles estavam trabalhando a letra G e reforçando as outras letras como: B, C, D, E. Em seguida eles foram chamados para a aula de educação física, como a escola não possui um campo eles forram para um campo comunitário que fica ao lado da escola, lá fizeram atividades com bola e corrida. Em seguida eles voltaram para sala de aula e foi repassado a atividades no livro de português nas páginas: 86 e 87, logo em seguida foi contado a história festa no céu.
Segundo dia de observação começamos com uma oração e canto, depois foi corrigido os deveres de casa. Em seguida teve a “hora da historinha” com a história de João e maria. Tivemos a presença da pedagoga que foi responsável de chamar um aluno de cada vez para verificar a leitura e como eles estão progredindo. Ela observou que eles possuem muitas dificuldades de ler, devido ainda a pandemia terem afastado eles 2 anos da sala de aula, então muitas vezes eles decoram, mas não reconhecem a letra, então sabem falar o alfabeto, mas não sabem qual é o a, b, c, d.
Sabemos que os alunos possuem muitas dificuldades em relação a concentração, eles chegam eufóricos e sala de aula, querem conversar e não se concentram, as vezes a professora tem que ser um pouco mais enérgica e chamar a tenção e muitas vezes chegar ate a mudar de cadeira os alunos que são mais hiperativas.
A construção dos planos de aula voltados para os anos iniciais do ensino fundamental, a dinamização para a escolha de metodologias ativas convenientes para a situação apresentada pela instituição de ensino na situação problema e caracterizou a importância dos temas transversais da BNCC e sua aplicação dentro de sala de aula, mediando a escolha de temas mais convenientes para a aplicação no curso de licenciatura em pedagogia.
Participamos de uma pequena reunião que era pra discutir se a escola iria ou não realizar a festa junina, e por unanimidade foi decidido que não haverá para evitar aglomeração visto que
...