O Supermercado Bom Preço
Artigos Científicos: O Supermercado Bom Preço. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grazi30 • 13/11/2013 • 979 Palavras (4 Páginas) • 404 Visualizações
Escola Básica Prof.ª Thereza Bezerra de Athayde.
Itajaí, 10 de agosto de 2013.
Professora: Andréa Regina de Oliveira Vieira.
Aluna: Jeniffer Dos Santos Oliveira.
Série: 8ª Série 802.
Disciplina: Língua Portuguesa.
Trabalho de língua Portuguesa...
Tema: Folclore!
Introdução
Folclore esse instrumento é uma grande ajuda na hora de entendermos certa cultura: brincadeira, história e lendas são introduzidas nesse toldo essas mesmas que são passadas de geração em geração podem até ser transformadas, mas nunca apagadas, ou seja, elas não vão sumir e além de ser um conhecimento histórico por assim dizer é principalmente artístico da cultura apresentada
Fatos imaginários onde mula não tem cabeças, pessoas voam dentro de furacões sereias encantadoras são "inventos" incrivelmente criativos que também são introduzidos como arte.
O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativos que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.
Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:
• Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
• Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
• Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
• Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos àqueles que encontram pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
• Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d’água: a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe.
...