O contributo dos jogos para a educação e o desenvolvimento das crianças
Resenha: O contributo dos jogos para a educação e o desenvolvimento das crianças. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: filisbrino • 20/10/2014 • Resenha • 525 Palavras (3 Páginas) • 427 Visualizações
Na historia de nosso desenvolvimento sabemos que o ser humano tem recebido inúmeras designações, porque possui como função o raciocínio para aprender e conhecer o mundo; e capaz de dedicar-se ás atividades lúdicas, ou seja ao jogo. Durante todas as fases da vida, a brincadeira esta presente.
O individuo esta sujeito as influências do meio no qual ele vive, quem trabalha com educação sabe que em qualquer espaço, sempre cabe uma brincadeira.
O lúdico em sala de aula e um ingrediente importante para socialização, observação de comportamentos e
valores.
A lúdicidade entra neste espaço como integrador e facilitador da aprendizagem, como um reforço positivo, que desenvolve processos sociais de comunicação, expressão e construção de conhecimento; melhora a conduta e a auto-estima; explora a criatividade.
Assim, este profissional não apenas ensina, mas aprende com seus alunos. As aulas lúdicas devem transmitir os conteúdos, possibilitando que o aprendente perceba que não está apenas brincando em aula, mas que está armazenando conhecimentos.
O brincar pode ser visto como um recurso mediador no processo de ensino aprendizagem,tornando-o mais fácil. As aulas lúdicas devem ser bem elaboradas
O brincar enriquece a dinâmica das relações sociais na sala de aula. Possibilita um fortalecimento da relação entre o ser que ensina e o ser que aprende.
As contribuições dos jogos na educação e no desenvolvimento das crianças.
O professor, e o principal responsável pela organização das situações de aprendizagem, deve fazer uso de novas metodologias procurando sempre incluir na sua prática as brincadeiras, pois seu objetivo é formar educandos atuantes, reflexivos, participativos, autônomos, críticos, dinâmicos e capazes de enfrentar desafios.
As contribuições dos jogos na educação para o desenvolvimento das crianças é um relato de experiência e uma intervenção psicopedagógica institucional fazendo a análise do jogo como recurso didático na sala de aula.
O educador não precisa ensinar a criança a brincar, pois este é um ato que acontece espontaneamente, durante todas as fases da vida, a brincadeira esta presente. Cabe ao professor oferecer um espaço que mescle brincadeira com as aulas cotidianas, um ambiente favorável à aprendizagem escolar e que proporcione alegria, prazer, movimento e solidariedade no ato de brincar. O lúdico em sala de aula e um ingrediente importante, o individuo esta sujeito as influências do meio no qual ele vive, saber planejar e organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada, propiciando às crianças a possibilidade de escolher os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar. Dessa maneira, poderão elaborar de forma pessoal e independente suas emoções, sentimentos, conhecimentos e regras sociais. O brincar faz parte do processo de aprendizagem de todo ser humano, começando na infância e podendo se estender a alguns momentos da fase adulta.
Por isso, quem trabalha com educação sabe que em qualquer espaço, sempre cabe uma brincadeira. brincar na sala de aula é extremamente relevante para a aquisição da aprendizagem enriquece a dinâmica das relações sociais, e faz com que o aluno perceba que
...