ORIENTAÇÕES TCC - UNESA - DIREITO
Ensaios: ORIENTAÇÕES TCC - UNESA - DIREITO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinebarreto11 • 23/9/2013 • 666 Palavras (3 Páginas) • 640 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Coordenação: Professora Izabel Leventoglu
ORIENTAÇÕES SOBRE A ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO-JURÍDICO
RESUMO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
RESUMO: Definido como a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, constitui-se por uma síntese do artigo. Deve ser redigido de modo completo, ainda que breve (dez linhas, 100 palavras, um parágrafo único), procurando realçar os principais aspectos abordados. É a descrição sumária de sua totalidade. É importante salientar que não deve haver rodeios ou referência de autores. Como o texto, o Resumo deve ser redigido em terceira pessoa.
SUMÁRIO: Indicação das partes (seções) do artigo em texto corrido. Deve ser elaborado antes de se iniciar a redação do artigo, e tem a função de proporcionar uma visão de conjunto de todo o trabalho, indicando a ordenação sequencial dos assuntos desenvolvidos. Assim, tem-se a seguinte estrutura:
1. Introdução. 2. Desenvolvimento: 2.1 Abordagem Constitucional; 2.2...; 2.3...; 2,4...; 2.5.... 3. Considerações finais. Referências.
1. INTRODUÇÃO: Enuncia o tema, explicitando o assunto a ser tratado. Assim, para a introdução atender aos seus objetivos, deve seguir as seguintes orientações:
a) em primeiro lugar, deve-se enunciar o tema, com a base jurídica (legislação e princípios constitucionais) em que se vai fundamentar;
b) explicitar os problemas a serem discutidos no decorrer do trabalho;
c) apresentar o objetivo do artigo;
d) falar sobre a sua relevância, isto é, da necessidade de estudo daquele tema;
e) e, por último, expor a metodologia – o tipo de pesquisa a ser utilizado quanto ao desenvolvimento e ao método, justificando.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 ABORDAGEM CONSTITUCIONAL: A natureza jurídica do tema remete, obrigatoriamente, ao marco teórico constitucional. Dessa forma, a discussão temática sofre, no primeiro momento, as referências constitucionais que fundamentam a proposta do trabalho. Nesta etapa, deve-se discutir a relação entre o tema e os princípios constitucionais que foram destacados no momento da delimitação do objeto de estudo.
O pesquisador deve analisar o diálogo entre o objeto e os princípios constitucionais, da mesma forma a relação existente entre os próprios princípios para criarem esse diálogo com o tema. Assim sendo, o olhar do pesquisador deve ir além, ou seja, deve interpretar os institutos sob uma ótica constitucional, considerando os valores nela consagrados.
2.2;2.3;2.4;2.5 – Estas seções constituem a discussão teórica do tema. Correspondem ao corpo do trabalho em que o assunto será demonstrado na sequência
...