OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Por: Marcello Moraes • 8/4/2019 • Trabalho acadêmico • 450 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
Relação Existente Entre Um Mito Grego e o Processo de Formação da Educação Homérica.
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de Fundamentos da educação, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
2017
1) O nome do escolhido.
Hercules.
2) Um breve resumo sobre o mito.
Hercules ou Héracles foi um herói da mitologia grega, filho de Zeus (deus dos deuses) e de Alcmena que era esposa de Anfitrião. Tendo Anfitrião se afastado de casa por conta de uma batalha, Zeus se passou por ele. Após retornar, Anfitrião descobre a traição e constrói uma fogueira para queimar Alcmena viva, Zeus manda nuvens de chuva para apagar o fogo.
A esposa de Zeus, Hera, tentou matar Hercules ainda no berço, enviando duas serpentes. Mesmo bebê, Hercules, com as próprias mãos, estrangulou-as.
Após Adulto, Hercules tomado por um ataque de fúria, provocado por Hera, matou sua esposa Mégara e seus filhos, como punição foi incumbido pelo oráculo Delfos de doze grandes tarefas, que foram chamadas de “Os doze trabalhos de Hercules”.
Ao terminar a tarefa Hércules conquistou a imortalidade. Casou-se com Dejanira que sem querer causou a morte dele. Sendo imortal, Hercules foi transportado para o Olimpo, lá se casou com Hebe, deusa da juventude.
Referencia bibliográfica: http://www.infoescola.com/mitologia-grega/hercules/ por Thais Pacievith.
3) Uma explicação sobre a relação existente entre o mito escolhido e o processo de formação proposto pela educação homérica.
Escolhi Hércules, pois dentre os mitos gregos que pesquisei ele teria mais a ver com a educação homérica. Era conhecido como o maior de todos os heróis gregos, logo ai percebemos que já tem relação com a educação homérica, que era baseada na religião, onde os deuses eram representados como semelhantes aos homens, mas eram imortais, com isso o homem poderia tornar-se imortal se fosse semelhante a um herói.
O processo de formação no período homérico baseava-se na disputa e na concorrência, ou seja, estimulava a excelência onde os melhores tinham lugar de destaque e os demais teriam a missão de alcança-los. Isto se confirma na criação dos jogos olímpicos, onde o melhor era glorificado cabendo aos demais evoluírem para tentar vence-lo.
Hércules serve como exemplo da relação com a educação homérica, pois conseguiu superar-se dia após dia, no complemento dos doze trabalhos, algo que foi dado como impossível de ser realizado, ele conseguiu completa-los.
Isso era à base da educação homérica, a superação dos desafios, quanto mais se assemelha a Hércules, por exemplo, a pessoa teria mais chance de se tornar um herói imortal.
Outra característica de Hércules que é muito importante e que poderia servir como referência era sua lealdade, algo que na época era muito valorizado, principalmente no treinamento e na formação
...