OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Por: 202147 • 25/10/2021 • Artigo • 694 Palavras (3 Páginas) • 96 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE LICENCIATURA MATEMÁTICA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
AS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS E EDUCACIONAIS
ALUNO: ELIELTON RODRIGUES DA SILVA
MATRICULA:202007025512
TURMA: (ELL0038/3734425)9002
DOCENTE: MARINA NOVAES DE SENNE
DATA:21/04/2021
INTRODUÇÃO
(FIGURA 1)
[pic 2]
As desigualdades sociais são diferenças existentes entre as classes sociais ou castas dominantes; é uma diferença que privilegia ou limita determinado grupo social; e gera um abismo que impede essa realização, esta presente no mundo inteiro e decorre principalmente devido a má distribuição de renda e falta de investimento na área social como na educação e na saúde. Umas das consequências são a pobreza, miséria, taxas de desemprego, aumento do índice de violência e criminalidade atraso na economia, mortalidade infantil, etc.
DESENVOLVIMENTO
(FIGURA 2)
[pic 3]
(FIGURA 3)
[pic 4]
As desigualdades sociais é um problema histórico e estrutural, herança do nosso período colonial, e que funciona como um ciclo que se alimenta com o passar dos anos, sustentado pela má distribuição de renda. Em decorrência do processo de escolarização publica no brasil, o desafio de assegurar educação de qualidade para todos precisa está articulando com o processo de enfrentamento a desigualdade social e a busca de uma sociedade mais justa.
A educação básica e um direito de todos, em uma sociedade desigual como a brasileira, o direito está garantido para poucos, mas embora a constituição diz que ela deve ser para todos; a educação teve papel importante, iniciando uma luta contra o analfabetismo adulto; a preocupação com a formação dos professores, também foi um dos temas debatidos. As distorções sociais que enfrentamos em nosso país se agravam cada vez mais, a população em situação de vulnerabilidade social e mutante, flutuante e poderá atingir níveis maiores, e uma população que se espalha pelas cidades, instalam em todos bairros, percorrem ruas e cidades, avenidas principais e saem de uma cidade para outra dificultando a mensuração desta população.
Quando falamos em desigualdades sociais do nosso país é mais do que certo que definamos a educação como a solucionadora ou, pelo menos, minimizadora de tal situação. A educação brasileira procura se ajustar as novas tendencias educacionais no sentido de diminuir e erradicar o enorme abismo social que nossa população enfrenta; os desafios são muitos e as escolhas das estratégias farão a diferença na tomada de decisão.
CONCLUSÃO
(FIGURA 4)
i[pic 5]
(FIGURA 5)
[pic 6]
As desigualdades sociais no meu bairro são pouco vistas, mais são existentes; onde a expansão demográfica ela é motivada pelo enorme fluxo migratório de pessoas, onde a qualidade de vida é o resultado de uma combinação de características como lazer, educação, segurança, saúde, etc. Um bairro com fácil acesso a tecnologia, educação, saúde, com uma grande qualidade ambiental e turística, transporte público com fácil acesso, uma cidade onde dar oportunidades a família, a oportunidade do emprego, da educação, saúde, lazer, segurança publica de qualidade e um importante núcleo de recepção de turistas e manifestações culturais.
...