OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS
Por: klebersons.f • 6/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.658 Palavras (11 Páginas) • 235 Visualizações
[pic 1]
SEMINÁRIO TEOLÓGICO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS-SETAD
CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO BÍBLICA
BRYAN PALHETA DOS SANTOS
KARINA TEIXEIRA FERNANDES
KLEBERSON DA SILVA FERREIRA
LUCIMERE PALHETA DOS SANTOS
LUCIVANE PALHETA DOS SANTOS
PATRÍCIA RONDÃO DOMINGOS CAMARGO
RICARDO SANDIM CAMARGO
LIVROS POÉTICOS
PROVÉRBIOS
MACAPÁ
2018
BRYAN PALHETA DOS SANTOS
KARINA TEIXEIRA FERNANDES
KLEBERSON DA SILVA FERREIRA
LUCIMERE PALHETA DOS SANTOS
LUCIVANE PALHETA DOS SANTOS
PATRÍCIA RONDÃO DOMINGOS CAMARGO
RICARDO SANDIM CAMARGO
LIVROS POÉTICOS
PROVÉRBIOS
[pic 2]
Avaliado por:
__________________________
Pr. Irenilda Lima
Nota:______
Data:___/___/___
MACAPÁ
2018
INTRODUÇÃO
Livro de Provérbios nos demonstra a maneira de pensar dos antigos mestres israelitas sobre o que as pessoas deveriam fazer em certas situações. Alguns provérbios são a respeito das relações de família; outros, sobre o comportamento nos negócios. Alguns tratam de boa educação nas relações sociais; outros, da necessidade de a pessoa agir corretamente, de acordo com os princípios da moral e da religiosidade da epoca. De acordo com as escrituras sagradas o livro de provérbio expressa a sabedoria que vai ajudar a aproximar-se do Senhor. Vêm da junção de duas palavras: pro (em lugar de) e verba (palavras). Ou seja, um provérbio é uma frase que é pronunciada em lugar de muitas palavras de modo semelhante à maioria dos povos orientais os judeus costumavam ensinar através de provérbios. Os livros de provérbios estão no grupo denominado poético e sapiencial, é composto por uma sequencia de coleções de refrãos, ditos e poemas que transmite a antiga herança de sabedoria de Israel. Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; ). Embora Salomão seja considerado o autor de muitos dos provérbios, é melhor ver o livro de Provérbios como uma biblioteca da sabedoria dos israelitas. Durante o seu reinado como rei, a nação de Israel atingiu o seu auge espiritualmente, politicamente, culturalmente e economicamente. Parte de seu conteúdo é profundamente espiritual
Palavras chaves: Provérbio, Sabedoria, Salomão.
LIVROS DO PROVÉRBIO
1 Significado de Provérbio
Provérbio é um conceito moral, uma norma social: os textos bíblicos, contém frase que possui o intuito de educar ou aconselhar; pensamento. Onde ele é o vigésimo quarto livro. Quando ele foi traduzido para o grego e o latim, o título assumiu diferentes formas: na Septuaginta grega, Παροιμίαι ("Paroimiai", "Provérbios"); na Vulgata latina, o título é "Proverbia", do qual deriva o nome em português. Na tradução para o latim da palavra hebraica "mashal" tem um significado mais amplo do que o do termo "provérbio" em português.
O livro é um exemplo da tradição sapiencial que se denomina-se, os livros das sagradas Escrituras bíblica e levanta questões sobre valores, comportamento moral, o significado da vida humana e uma conduta direita a sabedoria é elogiada por seu papel na criação; Deus a manifestou antes de tudo e, através dela, ordenou o caos; e como os homens devem sua vida e prosperidade a conformidade com a ordem da criação, buscar a sabedoria é a essência e o objetivo da vida religiosa.
2 Paralelismo
Paralelismo é o nome que se dá ao uso de estruturas idênticas ou similares. Um texto bem construído deve prezar pelo paralelismo, como forma de obter uma estrutura coerente e coesa. Sendo uma colocação de ideias, normalmente duas, numa estrutura que enfatiza a semelhança ou o contraste entre elas.
2.1 Salmos, Provérbios e os Paralelismos
O livro dos Salmos e o livro de Provérbios apresentam diversas situações apresentadas por meio de paralelismos dentro de suas discursivas poéticas. De acordo como (Pr. PEREIRA , 2013).
O ritmo, uma das características de muita poesia, geralmente se perde no processo de tradução de um
idioma para outro. Por isso, conseguimos cantar os salmos somente com alguma adaptação métrica.
Mas há uma outra característica de poesia muito evidente em livros como Salmos e Provérbios. Paralelismo é uma colocação de idéias, normalmente duas, numa estrutura que enfatiza a semelhança ou o contraste entre elas. Diversos estudiosos identificam vários tipos de paralelismo nesses livros. (PEREIRA, 2013)
Paralelismo é uma colocação de ideias, normalmente duas, numa estrutura que enfatiza a semelhança ou o contraste entre elas. .Nesse tópico vamos nós redirecionarmos para os paralelismos de Provérbios que são classificados em Sinonímico, Antitético, Sintético, Emblemático.
- Os tipos de paralelismos:
- Paralelismo Sinonímico - Repete ideias idênticas ou semelhantes usando palavras diferentes.
- Pv 1:8 -Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,
- Pv 16:18 - A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
- Paralelismo Antitético - Apresenta um contraste entre ideias ou imagens.
Pv 14.28 - "Na multidão do povo, está a glória do rei, mas, na falta de povo, a ruína do príncipe.
Pv 14.34 - "A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos."
Pv 9.8, 12; 10.1.11; 15 (quase todo o capítulo); 17.1 etc.
...