Os Indígenas brasileiros na contemporaneidade
Por: Medeirosmilena • 22/1/2018 • Artigo • 287 Palavras (2 Páginas) • 641 Visualizações
INDIGENAS BRASILEIROS NA CONTEMPORANEIDADE
Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a população indígena no Brasil, atualmente é de 818.000 índios, representando apenas 0,4% de toda a população brasileira. Desse número, 503.000 vivem em suas respectivas aldeias, enquanto 315.000 ainda vivem fora das terras indígenas, seja no meio rural ou em áreas urbanas.
O aumento populacional se deu devido aos esforços de proteção aos índios por meio da queda nos índices de mortalidade, em razão da melhora na prestação de serviços à saúde e pelas altas taxas de natalidade que superam a média nacional. A população indígena vem crescendo continuamente, tendo em média uma taxa de crescimento de 3,5 % ao ano, cujo crescimento populacional é resultado do esforço do governo no intuito de elaborar um sistema de normas que os protegessem efetivamente no que tange ao direito e interesses desta população. Algo que representou um grande passo à frente do que chamamos de questão indígena.
Na contemporaneidade, o Brasil é mais indígena do que se supõe. Apesar do país passar por um grande processo civilizatório, a presença indígena mesmo que pouco valorizada, ainda é percebida no físico e nos costumes por segmentos da população, principalmente nas regiões Nordeste e Centro Oeste e na Floresta Amazônica. Se atualmente os índios são uma pequena fração dos povos já existentes no passado, é possível perceber que, a população indígena está cada vez mais engajada em se recuperar progressivamente.
Isso mostra que, ao não permitir sua extinção e contrariando tudo que se previa, o índio não se transformou em “branco”, e, nas ultimas décadas, se ver fortemente sua luta por acesso a educação, saúde e, sobretudo, pela recuperação dos seus territórios, o que tem contribuído, pela demarcação de áreas indígenas, mesmo que inconclusas.
...