Os Instrumentos De Trabalho Do 1º
Por: sucessonavida1 • 11/3/2023 • Abstract • 453 Palavras (2 Páginas) • 73 Visualizações
M.V.M., V1V, V2V, queridos Irs.,
OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO DO 1º
Luiz Silva Bandeira 1º, A.
Os Instrumentos de Trabalho do A.., são a R.V.Q.P., o M. e o C.
Estes símbolos são mostrados ao A. na sua iniciação, ao mesmo é ensinado que devemos conhecer os seus significados filosóficos.
Esses instrumentos eram usados pelos A. nos canteiros de obras. Como a Franco-maçonaria passou por muitas transformações, nos dias atuais não somos mais Franco-maçons operativos, e sim especulativos, os instrumentos são utilizados para que cada A., grave seu significado em sua mente e possa causar uma transformação interior. Essas ferramentas são carregadas de muito simbolismo, para que possam ser instrumentos de aprendizagem sobre diversos temas, tempo, espiritualidade.
A R. V. Q.P., é usada pelo A. para algo muito nobre, que é dividir o nosso tempo. Ela nos convida a uma vida reta, e com disciplina, pois as V.Q.P., nos remetem às 24 horas do dia, e com isso, devemos dividir nosso tempo em três partes iguais, oito horas para trabalho, oito horas para o Grande Criador do Universo e para ajudar a um irmão que precise ou qualquer outra pessoa ou instituição, oito horas para nosso descanso físico e mental, mas tudo a serviço da humanidade.
A administração do tempo expressa na lição das V.Q.P., nunca foi tão necessária como hoje em nossos dias.
Para sermos felizes temos que reconhecer e aceitar nossos limites, aprendermos a dizer não. Eliminar atividades desperdiçadoras de tempo. Estabelecer metas para vida e realizá-las em ordem de prioridade. Pois somos filhos, pais, cônjuges, irmãos, amigos, membros de uma igreja e maçons.
O M. nos ensina que a arte sem esforço é de pouco proveito e que o destino do homem é trabalhar; é também o símbolo da força, que trabalha no desbastar a pedra bruta, nos ajustando para nosso templo espiritual, que habita dentro de cada um de nós.
O M. também simboliza a nossa força de vontade em prosseguir no caminho da retidão.
O A. precisa da força e da energia do M. para que as ações planejadas possam ser efetivamente realizadas.
O C. é um instrumento para desbastar a pedra bruta. Para nós A., o C. simboliza a perseverança para alcançar a perfeição, e criarmos hábitos diários, onde a cada dia desbastamos as quinas da pedra bruta, em nossa mente e nosso coração.
Para tanto, o A. deve possuir qualidades morais, sentimentos bons e generosos, uma mente bem dotada e educada. É uma natureza espiritual pura e profunda, os quais serão utilizados em suas obras, em benefício da humanidade.
O significado desses símbolos deve ser inserido diariamente em nossa mente e nosso coração, não como um uma simbologia fiscalizadora, mas sim de discernimento, para que possamos ser pessoas melhores, para o bem da Humanidade.
...