PCC - DIDÁTICA MATEMÁTICA LICENCIATURA
Por: Samuel Asafe • 3/12/2019 • Resenha • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 503 Visualizações
ATIVIDADE DE PRÁTICA CURRICULAR: Planejamento Educacional para aprendizagem Significativa.
ATIVIDADE DE PRÁTICA COMO COMPONENTE
CURRICULAR DE DIDÁTICA - (CEL 0304) – 2019
Professor: JOSE URBANO BROCHADO JUNIOR
Discente: CHRISTIAN CÉSAR PEREIRA RODRIGUES DA SILVA
Curso: MATEMÁTICA LICENCIATURA
Disciplina: DIDÁTICA
Matrícula: 201808107349
INTRODUÇÃO
O planejamento é de suma importância na vida de uma pessoa e fundamental na prática do ensino e aprendizagem.
Planejar é o ato de “ver” ou “prever” o futuro e buscar os resultados desejados, otimizando as tomadas de decisões e suas consequências em virtude de nossas ações.
De fato, é uma etapa primordial, em que se seleciona e organiza todo o conhecimento, recursos e o tempo.
Com o intuito de entender mais sobre o planejamento educacional e sua importância, foi realizada uma entrevista com Professor Sr. PETRÔNIO RODRIGUES DA SILVA, atualmente docente no ensino público (Estadual/Municipal – Escola Estadual de 1º e 2º Graus Guarantã/ Escola Municipal Paulo Freire/ 13 de Maio entre outras escolas) na cidade de Guarantã do Norte – MT na área de Matemática.
A transcrição da entrevista segue em pauta.
ENTREVISTA – QUESTIONÁRIO
P: Antes de perguntas mais específicas, gostaria de saber quais razões levaram a sua
escolha pelo ensino?
Para você, o que é ensinar? Como você escolhe seus procedimentos de ensino? Você se
baseia em algum teórico? Qual? Como?
CHRISTIAN: - Primeiramente, quero agradecer pelo tempo desprendido pelo Senhor em ajudar um futuro “colega” de profissão, meu muito obrigado. Gostaria de saber quais foram os motivos, razões que o levaram a “enveredar” a sua escolha pela profissão de Educador?
PROF. PETRÔNIO: - Circunstâncias que ocorrem na vida de nós seres humanos, localização de sua residência, condições econômicas, falta de “profissionais” qualificados, aumento da clientela estudantil, esses fatos nos levaram com os conhecimentos trazidos de outras localidades nos propusemos a enveredar por caminhos da educação, onde acabamos nos adaptando ao sistema educacional.
CHRISTIAN: - O que é ensinar? Como o Senhor escolhe os seus procedimentos de ensino? O Senhor tem como base algum teórico? Qual? E como?
PROF. PETRÔNIO: - Ensinar sempre será uma missão difícil, pois você educador depende do comportamento do educando, quanto a sua hereditariedade no contexto familiar, a sociedade à qual está inserida o educando.
No início do ano letivo sempre proponho uma análise em sala de aula pra que possamos saber em que grau está no contexto de conhecimentos de nossos educandos, buscando com isto recordar de temas anteriores.
Um “cara” que passou por aqui há 2 mil, e poucos anos, sempre com intuito de ensinar os seus discípulos a uma melhora e conhecimentos de vida, hoje em nossa sociedade somos vistos com os mesmos instintos daqueles tempos, melhorar as nossas condições financeiras, em um mundo capitalista.
CHRISTIAN: - O Senhor poderia, expor ou descrever o seu sentimento quando a didática é aplicada os resultados aparecem?
PROF. PETRONIO: - Não existe didática correta ou não, pois a teoria você traz desde os tempos passados, cada época temos didáticas que não evoluíram dentro do contexto de sala de aula, hoje contamos com uma “inclusão social” de uma maneira não bem especificada, mas desordenada em que os educadores terão que se desdobrar em sala no intuito de atender as exigências de sua clientela a sua frente.
CHRISTIAN: - O Senhor quando elabora um plano de aula, visa qual objetivo final? E qual a importância para você?
PROF. PETRÔNIO: - O plano de aula deve existir uma flexibilidade ampla pra atender a toda a sua clientela em sala, isto aprenderemos com a “prática, visto que a nossa aprendizagem” deve evoluir também com a nossa clientela, o educador deve conter conhecimentos e vontade de apreender também com os seus alunos, pois sempre coloquei em mente que a minha prática será uma nova faculdade, que estou devolvendo em minha vida, pois teoria todos tem desde os nossos tempos de estudantes, enquanto a pratica vem no desenvolvimento de nossa assimilação de conhecimentos e vivencias em salas de aula, A importância que terei quando sinto que os meus pupilos sentem prazer em dizer que a disciplina (matemática) não é o tal bicho papão, mas pra isso o meu pupilo terá que haver nele uma vida melhor, pra si, família, sociedade, mas infelizmente a sociedade exige do ser humano muita presença de “espirito do bem”, terá que conviver em um ambiente familiar exemplar, mostrando pra todos que é possível conviverem sem se envolver.
...