PIM II RH PANIFICADORA CENTRAL
Por: diogonogueiramil • 16/9/2019 • Trabalho acadêmico • 4.596 Palavras (19 Páginas) • 306 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
DIOGO NOGUEIRA MILHOMEM
RA 1843885
PANIFICADORA CENTRAL
PIM II
ALTO BOA VISTA-MT
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA
DIOGO NOGUEIRA MILHOMEM
RA 1843885
PANIFICADORA CENTRAL
PIM II
Projeto Integrado Multidisciplinar II para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista
Orientador: Mauro Trubbianelli.
ALTO BOA VISTA-MT
2018
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo por em pratica em uma empresa real, os conhecimentos teóricos adquiridos, durante os estudos das disciplinas: matemática aplicada, economia e mercado e recursos materiais e patrimoniais aplicadas neste bimestre bem como, conhecer, analisar e sugerir melhorias para a empresa em questão onde, trata-se da Panificadora Central tem como razão social o nome Claudio Pereira Silva - ME, situada à Avenida 03 de outubro, nº 849, bairro Centro Alto Boa Vista – MT, de um único dono Sr. Claudio e família onde ele os dois filhos e a esposa trabalham juntos no estabelecimento. Neste trabalho vamos abordar características e praticas existentes na organização da referida empresa visando maior lucro, bom atendimento e a confiabilidade. O mercado de padaria nesta localização é razoável por tratar-se de uma cidade pequena onde a população do município é de aproximadamente 5.206 (cinco mil duzentos e seis) habitantes. Sendo a panificadora Central a única padaria do bairro situada em local misto tanto comercial quanto residencial, onde a concorrência é apenas com pequenos fornecedores clandestinos. Conta com um prédio próprio com apenas três cômodos que são divididos entre: cozinha com poucas maquinas, lanchonete local em que funciona o atendimento onde o produto final e posto a disposição do cliente com duas mesas e oito cadeiras e um banheiro para ambos os sexos.
Palavras-chave: gestão - pesquisa - aprendizado
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 05
2. MATEMATICA APLICADA .................................................................................. 07
2.1 ESTATISTICA .................................................................................................... 07
2.2 PROBABILIDADE ............................................................................................... 08 3. ECONOMIA E MERCADO ................................................................................... 09
3.1 LEI DA ESCASSEZ ............................................................................................ 10
3.2 TIPOS DE BENS ................................................................................................ 11
4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS ...................................................... 13
4.1 IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS NA PANIFICADORA CENTRAL .............. 15
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 17
6. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 19
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo testar e relatar os meus conhecimentos e por em pratica, as praticas de gestão utilizando os recursos da matemática aplicada, economia e mercado e recursos materiais e patrimoniais dentro da organização de uma Empresa Real no dia-a-dia, baseado em fundamentos teóricos estudados expondo desta forma o processo de aprendizagem. Para a execução deste trabalho foram utilizados pesquisas nos livros textos, material didático – EAD e sites da internet e informações cedidas pelo dono Sr, Claudio dono da empresa.
A Empresa Panificadora Central estudada em questão é de pequeno porte é conduzida pelo proprietário. Como todos os estabelecimentos da cidade é bem conhecida por se tratar de uma cidade pequena, esta localizada em um bairro misto, tanto comercial quanto residencial, o que tem ajudado e muito no seu crescimento.
Como já mencionado acima a administração da panificadora é simples, feita pelo proprietário. É feito um controle de caixa diário e mensal, onde consta o demonstrativo de contas a pagar e um acompanhamento dos vencimentos de contas e duplicatas, para que haja um bom andamento sobre os custos. O proprietário realiza esse controle de contas, faz os pagamentos semanais, separa o “lucro” acumulado na semana e realiza um deposito bancário com o mesmo.
O dono da padaria conta com uma infraestrutura própria com três salas amplas, totalizando 279 m², conta ainda com poucas máquinas, não possui recursos de um sistema informatizado, todo trabalho é feito manualmente os registros de caixa são em livros próprios. Os custos da empresa não são elevados apenas o básico para manter o local em funcionamento, Possui um sistema de armazenamento e estocagem simples também feito manualmente.
Atualmente lida com uma pequena equipe, que envolve 01(um) padeiro e 01(um) atendente com CTPS, devidamente registrados conforme leis trabalhistas, os dois filhos e a esposa que auxiliam na entrega das encomendas, atendimentos, caixa e outros serviços como a limpeza do estabelecimento e etc.
O dono da pequena empresa também auxilia na confecção e preparo das quitandas servidas e controla o serviço de caixa. Os produtos oferecidos são: pães, doces, bolos, salgados, sucos, leite, café e quitandas em geral.
O funcionamento do estabelecimento se dá de segunda a segunda, sendo que aos domingos o funcionamento é restrito das 08 ás 12 horas.
Seus fornecedores são Machado Secos e Molhados, Atacadão Imperatriz, Queiros, Tropical Distribuidora e Sarpan Rio Vermelho. Geralmente são distribuidoras dos municípios de Barra do Garças, Sinope, Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá todos localizados no estado de Mato Grosso.
...