PLANEAMENTO E GESTÃO DO ORC NO SERVIÇO SOCIAL NA ESFERA PÚBLICA
Seminário: PLANEAMENTO E GESTÃO DO ORC NO SERVIÇO SOCIAL NA ESFERA PÚBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miriele23 • 10/3/2014 • Seminário • 518 Palavras (3 Páginas) • 368 Visualizações
RABALHO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL NA ESFERA PÚBLICA
A microrregião de Muriaé possui uma estrutura física que engloba dois hospitais com diversos serviços de alta complexidade, sendo um deles, oncológico e o outro geral para atendimentos clínicos e cirúrgicos compreendidos como Casa de Caridade de Muriaé Hospital São Paulo.
Sendo uma empresa privada e filantrópica, sem fins lucrativos, registrado no Conselho Nacional Social do Ministério de Educação e Cultura, é reconhecido de utilidade pública federal. Dentre seus serviços oferecidos à população regional, está o Serviço Social, executado por três profissionais qualificados à prática profissional.
A instituição está inserida na rede de assistência à saúde, atendendo as seguintes clínicas: AIDS, anatomia patológica, anestesiologia, angiologia, bioquímica, cardiologia, cirurgia bucal, geral e plástica, cirurgia bariátrica, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, fonoaudiologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia obstetrícia, hematologia, infectologia, neurologia, neurocirurgia, odontologia, oftalmologia, ortopedia, tisiologia, nefrologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, pediatria, queimados, reumatologia e urologia.
Devido à grande variável de atendimentos, o fluxo de internações cresce diariamente, aumentando a demanda para os serviços de saúde e, conseqüentemente, para o Serviço Social.
Em 90% dos pacientes com alta hospitalar, estes são internados e com um histórico de visão social que, por muitas vezes, envolve abandono de tratamento, a não aquisição de medicamentos apropriados para o tipo de patologia, falta de acompanhamento dos PSFs, precarização de moradias, falta de acesso à rede de saúde básica ou primária, principalmente, dos pacientes da zona rural.
É com o sucateamento da política de saúde que os serviços se tornam focalizados em contrapartida com a Lei n. 8080 de 19/09/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção e recuperação da saúde. Porém, o objetivo deste projeto é viabilizar o acesso dos usuários à política pública de saúde e diminuir a reinternação junto à CCMASP.
É neste contexto que pretendemos inserir o projeto social que busca prevenir e evitar de uma forma eficaz a internação de pacientes que procuram a pediatria e as enfermarias masculina e feminina da instituição, garantindo a ação preventiva e o tratamento adequado aos usuários em parceria com a Secretaria de Assistência, PSFs, CAPS e CRAS do município.
A metodologia usada pelo Serviço Social para essa atividade seria primeiramente a visita aos leitos diariamente pelos assistentes sociais e, através disto, descobrir quais são os reincidentes e, após a alta, encaminhá-los aos PSFs para que seja feito o acompanhamento pós-internação e as devidas orientações a serem seguidas no tratamento, sendo essas medidas utilizadas à demanda de usuários internos.
O Serviço Social da CCMASP atua também através de demandas com clientes externos como autor e ator infracional que cumpre pena alternativa na instituição; esclarecimento às mulheres que desejam evitar filhos através do método de ligadura de trompas, empréstimo de cama hospitalar para pessoas da comunidade que necessitam e desenvolvendo projetos sociais dentro da instituição como GTH (Grupo
...