PLANO DE GOVERNO - Sustentabilidade
Por: renatabenatto • 16/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 2.197 Palavras (9 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 3]
PLANO DE GOVERNO
[pic 4]
Elaborado por: Renata Cibele Zargolin Benatto
Disciplina: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Turma: 0719-9_1
Carta de apresentação
Este plano de governo tem como objetivo apresentar as propostas da candidata Renata Cibele Zargolin Benatto para a cidade de Ilha das Flores – SE, referente ao quadriênio 2019-2023
Visando consolidar as metas optou-se em apresentar cinco pilares de trabalho no governo: Trabalho e rendimento, educação, economia, saúde e território/ ambiente.
Nas últimas décadas até os dias atuais a situação de Ilha das Flores, referente a desigualdade social, continua ainda muito parecida com a situação que nos deparamos no curta-metragem Ilha das Flores, de Jorge Furtado.
A metodologia utilizada para a construção desse plano foi os objetivos de desenvolvimento sustentável ODS criado pela ONU (organização das ações unidas).
Existe uma preocupação mundial em relação ao meio ambiente e suas inter-relações (ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna e seres humanos). Uma série de fatores é responsável por isso, como qualidade de vida e desastres naturais.
As revoluções industriais, urbanização e avanço da tecnologia causam muitos impactos ambientais ainda nos dias atuais, os impactos negativos ao meio ambiente como desperdício de água, desperdício de alimentos, utilização de energias não renováveis, poluição do ar, água, solo e a extinção de espécies da fauna e flora geram ameaça a vida.
A Construção de uma ‘Cidade Sustentável’ é a forma mais eficaz de eliminar os impactos nocivos ao meio ambiente e garantir um mundo melhor para as próximas gerações. O objetivo desse plano de governo é transformar Ilha das Flores em um modelo desse tipo de cidade, buscando qualidade de vida para toda a população.
Sustentabilidade é a conduta de atividades humanas que busca prover as necessidades das sociedades sem gerar impactos negativos ao planeta. Desenvolvimento sustentável é pensar nas gerações futuras, adotandando-se, no presente, ações para que os seres humanos vivam bem.
Para isso transformaremos Ilha das Flores através de objetivos sustentáveis para que haja:
- Erradicação da pobreza: Eliminar a pobreza extrema na cidade, desenvolvendo novas formas de trabalho com uma distribuição de renda justa;
- Fome zero e agricultura sustentável: Erradicar a fome na cidade através de melhor distribuição de alimentos para os moradores;
- Saúde e bem-estar: Reduzir a taxa de mortalidade infantil, disponibilizando saúde para todos;
- Educação de qualidade: Garantir estudo primário e secundário para todas as crianças;
- Igualdade de gênero: base necessária para construção de um mundo passifico, igual para todos.
- Água potável e saneamento básico: Distribuição de água de qualidade, higiene e saneamento adequado para todos;
- Energia limpa e acessível: Distribuição de energia a preços acessíveis.
- Trabalho decente e crescimento econômico: Criação de empregos decentes e incentivo para abertura de pequenas empresas;
- Indústria inovação e infraestrutura: Apoiar o desenvolvimento das Industrias com novas tecnologias;
- Redução da Desigualdade: Aumento de renda da população da cidade;
- Cidades e comunidades sustentáveis: Habitação segura de qualidade com preços acessíveis;
- Consumo e produção responsável: Reduzir as perdas de alimentos e uso eficiente dos recursos naturais;
- Ação contra mudança global do clima: Educar a população sobre os impactos ambientais e o que eles podem ocasionar;
- Vida na água: Reduzir significativamente a poluição dos rios e mar;
- Vida terrestre: Combater o desmatamento;
- Paz justiça e instituições eficazes: Reduzir significativamente todas as formas de abusos e violência a população;
- Parcerias e meios de implementação: Melhorar a arrecadação de impostos e distribuição correta dos mesmos, mobilizar recursos financeios e parcerias para investimentos de áreas não desenvolvidas;
AGENDA ONU 2030
Os objetivos de desenvolvimento sustentável ODS são estruturados e desenvolvidos pensando em cada um de nós; eu, você, nossos filhos, netos e etc.
Ao final desse governo esperamos atingir as metas estabelecidas.
O plano de governo foi construído através do Triple Botton Line, ligados aos seguintes aspectos:
- Econômico: Disponibilidade de trabalho e crescimento da economia, eficiência energética, subsídios e incentivos;
- Social: Cuidar da saúde, bem-estar e qualidade de vida, incentivos para acabar com a discriminação;
- Ambiental: Utilização de recursos naturais eliminando os impactos negativos ao meio ambiente: poluição, redução de desperdício e preservação da biodiversidade.
As estratégias adotadas no plano de governo são para atingimento das metas em 2030. Para isso um plano diretor foi constituído de objetivos políticos, administrativos, econômicos e físico-ambientais.
O governo assim como suas metas estão sendo desenvolvidos, buscando atualização, realização de análise crítica referente as oportunidades praticáveis desenvolvendo uma política, sustentável.
É necessário a ajuda de toda a populução para juntos termos ações para desenvolvimento incorporado a ações de sustentabilidade em seus serviços básicos, como coleta de lixo, saúde, segurança, transportes, educação, saneamento e energia.
Para os próximos anos o objetivo é transformar cidade em uma ‘Smart City’, com a utilização da tecnologia para comunicação para ações sutentaveis, gestão urbana e ambiental, porém, para que isso ocorra ainda há um grande caminho de desenvolvimentos básicos a serem executados.
Plano 1 – Trabalho e rendimento
De acordo com o IBGE o salário médio dos trabalhadores é de 1,8 salários mínimos e a população ocupada é de 6,8% em 2017. |
O resultado esperado é aumentar o salário dos trabalhadores para 2,0 salários mínimos e aumento da população ocupada para 15%.
Em referência a ODS 01 (Erradicações da pobreza) e a ODS 10 (Redução da desigualdade), tem como objetivo acabar com a desigualdade social.
O governo propõe a seguinte ações para que seja cumprida a meta:
- Estimular o empreendedorismo;
- Desenvolver centro de empreendedorismo através de parcerias buscando empresas que apoiam estudantes e jovens profissionais na inserção do mercado de trabalho;
- Realizar anualmente feira de empreendimentos;
- Implementar Cooperativas e associações: formação de ações, capacitação, assessoria e gestão para cooperativas e associações.
Estimular o empreeendendedorismo e o aumento do trabalho e rendimento é importante para a eliminarmos a desigualdade social e desenvolver a cidade através da fomentação econômica.
...