PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
Por: francielly avelar • 15/11/2022 • Trabalho acadêmico • 747 Palavras (3 Páginas) • 88 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO VII – ENSINO VIVENCIADO
PLANO DE AULA
Escola: Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Acadêmico (a) Regente: Francielly de Oliveira Avelar
Professora Supervisora: Neuza Maria Silva Frausino
Turma: A01-1
Data: 14/09/2022
Horário: 45 min de aula
TEMA: Natação – Adaptação ao meio liquido (início da adaptação a respiração e imersão).
OBJETIVO: Desenvolver capacidades iniciais para adaptação ao meio líquido, através de educativos e atividades lúdicas que promova o ensino-aprendizagem do desporto natação, com intuito de trabalhar os aspectos; motor, cognitivo, afetivo e social de acordo com o nível da turma.
CONTEÚDOS:
ESPECÍFICO DA AULA: adaptação ao meio líquido
SEQUÊNCIA DE CONTEÚDOS: aquecimento, atividades lúdicas, exercícios de adaptação ao meio líquido e volta à calma.
METODOLOGIA: Através da aula demonstrativa da atividade a ser realizada, o professor acompanhará o aluno dando Feedbacks imediatos sobre o desenvolvimento da atividade, visando a melhor compreensão e realização do movimento.
MATERIAIS: Espaguetes, pranchas, garrafas pets, bolas.
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA:
Alongamento: Rotação dos ombros para frente com apenas um braço, rotação dos ombros para trás com apenas um braço, rotação dos ombros para frente usando ambos os braços, rotação dos ombros para trás usando ambos os braços, elevação lateral dos braços, elevação dos braços alterando: um para frente e outro para trás, pulando alternando as pernas. Músculos atrás das pernas: Com as pernas ligeiramente abertas, flexione o corpo para frente, tentando tocar com as pontas dos dedos nos pés. Posteriores da coxa e pé: posicione-se em pé em frente a piscina ou estrutura onde possa se apoiar com uma das mãos na cintura e a outra na estrutura de apoio, colocar um dos pés em cima do banco, estendendo ligeiramente o joelho da perna de apoio corridinha em volta da piscina sendo 5 voltas mas cuidado para não escorregar, ok?
Aquecimento no meio líquido: Sentados na borda da piscina todos deveram bater as perninhas fazendo muita chuva de agua por 20 segundos. 20 elevadores, soltando muitas borbulhas, a realização dos elevadores é indicada entre as atividades. Em uma competição os alunos deveram atravessar a piscina de modo livre, nadando, correndo, mergulhando, ou ate mesmo andando a regra e apenas ir e voltar rápido.
Escondendo o rostinho
Objetivo: levar à criança a adaptação aquática e iniciação a respiração. Para a atividade é necessário que se forme duplas um dos alunos ira com apoio do espaguete e braço do colega devera atravessar a piscina com o rostinho dentro da agua e soltando muitas borbulhas fazendo respiração frontal e batendo as perninhas, vai e volta e troca quem levou faz.
Abraço Frontal
Objetivo: levar à criança a adaptação aquática e iniciação a respiração. Após realizar a atividade com apoio os alunos deveram abraçar o espaguete e atravessa com a ajuda do espaguete soltando borbulhas e batendo as perninhas.
Flutuação com a prancha ou espaguete
Objetivo: desenvolver a coordenação motora e adaptação ao meio liquido de costas visando ter confiança ao ficar de costas. Para essa atividade os alunos deveram abraçar a prancha e encaixar o queixo na prancha também a professora ira empurra-los ate um determinado ponto, depois novamente ate atravessar, fazendo isso com todos os alunos.
...