PORTFÓLIO UTA – RELIGIÕES COMPARADAS
Por: hubner.rocha • 9/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.485 Palavras (6 Páginas) • 384 Visualizações
Centro Universitário Internacional
Uninter
HUBNER ALESSANDRO SANTOS ROCHA, RU 1240480, TURMA 2015/05
PORTFÓLIO
UTA – RELIGIÕES COMPARADAS
FASE I
Centro Universitário Internacional
Uninter
HUBNER ALESSANDRO SANTOS ROCHA, RU 1240480, TURMA 2015/05
PORTFÓLIO
UTA – RELIGIÕES COMPARADAS
FASE I
Relatório de Portfólio da UTA Religiões Comparadas apresentado ao curso de Teologia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Marco Paulo.
Centro Associado de Valparaíso de Goiás
RESUMO
Este relatório registra o resultado das atividades de coleta de lixo manual realizada em praça pública localizada em Valparaíso de Goiás, município do estado de Goiás. O objetivo do trabalho é avaliar as impressões dos participantes do mutirão e da comunidade presente na praça no momento da realização da atividade. Para isso, alguns formulários foram disponibilizados para a coleta dessas informações. O local, apesar de ser bastante frequentado pela comunidade local, apresentava boas condições de higiene. Nessa atividade, a maior dificuldade não foi coletar o lixo, mas sim demonstrar que a atividade estava sendo realizada por cristãos movidos por sua fé e compromisso com a responsabilidade social. Para contornar esse problema, os participantes do mutirão realizaram, enquanto coletavam o lixo, a entrega de folhetos evangelísticos com mensagens sobre o Senhor Jesus Cristo, com menção do endereço onde a comunidade religiosa se reúne regularmente.
Palavras-chave: Coleta de lixo; Igreja; Responsabilidade social.
SUMÁRIO
Introdução 3
Desenvolvimento 5
Conclusão 7
Referências Bibliográficas 8
Apêndice 9
INTRODUÇÃO
Segundo dados divulgados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 206,08 milhões de habitantes, um aumento em relação ao ano anterior, quando a população era de 204.450.649 (Portal Brasil, acesso em 11/3/17)
Com o aumento da população, cresce também a demanda por bens de consumo em todas as áreas e consequentemente a produção de lixo. Por isso, faz-se necessária a adoção de políticas públicas que procurem resolver ou pelo menos minimizar esse problema. Tem havido um crescente interesse nesse sentido, mas os resultados ainda são bastante tímidos:
Com relação à coleta seletiva de materiais recicláveis, entre 2000 e 2008 houve um aumento de 120% no número de municípios que desenvolvem tais programas, que chegaram a 994, estando a maioria localizada nas regiões Sul e Sudeste. Esse marco, embora importante, ainda não ultrapassa 18% dos municípios brasileiros.” (PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS - 2012, Pág. 11)
Porém mesmo onde ocorre a coleta seletiva e reciclagem realizada por instituições formais, os resultados obtidos ainda são insatisfatórios, o que demonstra o desinteresse ou desconhecimento geral da população sobre o assunto:
Todavia a análise da quantidade de material recuperado por tais programas indica [...] que a participação dos resíduos recuperados pelos programas de coleta seletiva formais ainda é muito pequena. (PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS - 2012, Pág. 11)
A questão da destinação do lixo e reaproveitamento de materiais não são temas a serem discutidos apenas por alguns segmentos do governo, mas assuntos a serem tratados por toda a sociedade, envolvendo inclusive as comunidades religiosas, e por que não as cristãs.
O cenário escolhido para a realização desse trabalho é a cidade de Valparaíso, localizado no Estado de Goiás. Acerca da temática em foco, o sítio Tribuna da RIDE publicou a seguinte notícia:
A Prefeitura de Valparaíso faz a sua parte e iniciou o projeto piloto coleta seletiva da cidade. Implantado inicialmente na Etapa C, em breve será expandido por toda Valparaíso. Agora é com os moradores, que devem separar plástico, vidro, papel e metais para entregar ao caminhão da coleta seletiva. Faça sua parte e ajude a construir uma Valparaíso cada dia mais limpa e forte. (Tribuna da RIDE, acesso em 11/3/2017)
Como o programa de reciclagem não alcançou até o momento outras regiões da cidade, a atividade a ser desenvolvida na localidade escolhida será apenas a de limpeza do espaço público e da entrega de folhetos evangelísticos, sem envolver a separação do lixo ou reciclagem, pois o lixo recolhido não receberia tratamento diferenciado no momento da coleta do lixo.
As comunidades cristãs, em sua grande maioria, não possuem estrutura e recursos para a realização dessas atividades e, por não contarem com o apoio do governo, e no presente caso, com a existência de projetos formais para a reciclagem de lixo, pouco podem fazer a respeito do assunto.
Quanto à evangelização durante a realização da limpeza do espaço público escolhido, essa se mostrou necessária por dois motivos.
O primeiro deles é que a função precípua da igreja perante a comunidade onde está inserida ainda é a de evangelizar, anunciar a Palavra de Deus a todos quanto puder.
A segunda razão para a realização da entrega desses folhetos, concomitantemente ao trabalho de limpeza, é poder relacionar o trabalho de coleta diretamente à fé cristã, demonstrando que a fé cristã também se preocupa com o mundo e o bem estar geral da sociedade.
DESENVOLVIMENTO
O trabalho foi realizado na tarde do dia 13 de março de 2017, na praça da Etapa A. No momento da realização das atividades, o movimento na praça era pequeno, apesar de haver funcionando no local uma pequena feira de artesanato.
O serviço de coleta e evangelização foi realizado com o auxílio de mais uma pessoa, que aparece nas fotos disponibilizadas no apêndice.
Alguns locais da praça foram fotografados antes e após a realização da coleta de lixo e também toda a quantidade de lixo recolhida.
...