PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Por: Ed29 • 1/2/2021 • Relatório de pesquisa • 737 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Módulo Competência Básicas
Tema: Formação continuada
Junho- 2020
Introdução
Atualmente passamos por diversas transformações históricas onde podemos enxergar o mundo de diversas maneiras, levando-se que tudo passa por um processo de como era antes e agora na vida da grande maioria dos professores que ministraram e que ministram aulas no presente.
Assim, todas essas transformações ocorrida a partir do novo cenário fizeram surgir muitas pressões sobre o sistema educacional .
Por isso é de suma importância a capacitação profissional de todos os servidores ligado à educação em decorrência a tudo que vem ocorrendo nos últimos anos, tendo em vista uma boa formação para que estejam prontos aos novos desafios em meio a grande demanda de profissionais qualificados.
Sabemos que é por meio da Educação que é possível diminuir as desigualdades sociais, e é por isso que a escola com seus professores e demais funcionários estejam juntos para terem um bom resultado. A escola deve ser vista como uma unidade complexa, um sistema dinâmico, um ambiente em constante interação com os agentes de mudanças locais, regionais, nacional e internacional, valorizando a cultura local.
O presente trabalho tem como finalidade a formação e a especialização continuada dos Professores. Sendo um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores para assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.
“A LDB nº 9394/96 reforça a exigência para os cursos de formação que supram não só as deficiências resultantes do distanciamento entre o processo de formação docente e a sua atuação profissional, mas também a necessidade de preparar um professor bem afinado com as práticas pedagógicas voltadas para a construção do conhecimento de acordo com as exigências que se colocam no atual estágio do desenvolvimento da humanidade”.
Proposta de solução
- Incentivar os professores à procura de novos saberes;
- Promover encontros, ao final de cada semestre, para que possam discutir temas voltados a prática nas escolas, e verificando o processo da alfabetização.
- Oferta de cursos de capacitação, pela Secretaria Municipal de Educação, na Semana Pedagógica, e no decorrer do ano letivo, para quê os professores tenham uma boa qualificação e está sempre atualizado dos novos conteúdos de ensino. Para que os alunos possam ter um bom desempenho no índice de aprendizagem.
- Realizar durante as capacitações a aplicação prioritariamente através de oficinas;
- Capacitação de todos os profissionais ligados à Educação de nosso município;
- Investimento na continuidade dos estudos dos professores, na perspectiva do desenvolvimento profissional;
- Habilitar os docentes atuantes nos níveis da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) por meio de ensino a distância (EAD), certificando-os.
Conclusão
Portanto com o nosso estudo identificamos na unidade escolar aspectos positivos que devem dar continuidade para a qualidade de uma educação significativa aos alunos. Ao iniciarmos o curso Formação pela Escola – Competências Básicas, aprendemos sobre os programas do FNDE, estudarmos e pesquisamos bastante sobre o referente assunto. Não fugindo da temática, nos interessamos muito pelo assunto de formação dos profissionais da área da educação.
O papel do professor na sala de aula e na sociedade é de suma importância e a valorização desse profissional é algo valioso e ampliar cursos de formação para que o profissional possa desenvolver novas estratégias de ensino, para que possa melhorar o índice de aprendizagem de seus alunos e manter o bom desenvolvimento na qualificação que vem sendo exigida nos dias atuais. No caso, a escola e o professor têm papel fundamental para a mudança em prol de uma sociedade mais justa, onde os cidadãos possam exercer e fazer valer seus deveres e direitos. Fala-se muito em educação de qualidade, inclusão, mas para isso é preciso que todos os envolvidos com a educação participem de estudos, seminários, etc.
...