PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Por: Wilid Will • 21/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 930 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
2014
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Trabalho final de conclusão de curso - Programa do Livro Didático (PLI) no âmbito do Programa Formação pela Escola
RESUMO
.
Palavras chave: Livro didático; projeto; conservação dos livros.
SUMÁRIO
1. COLETA DE DADOS ..........................................................................................04
2. ANÁLISE .............................................................................................................05
2.1 Justificativa ..................................................................................................05
2.2 Objetivo Geral
...............................................................................................05
2.2.1 Objetivos Específicos ........................................................................05
2.3 Metodologia ..................................................................................................05
2.4 Avaliação ......................................................................................................06
3. CONCLUSÃO ......................................................................................................07
4. REFERÊNCIAS ...................................................................................................08
1. COLETA DE DADOS
O Programa do Livro Didático vem passando por transformações que visam o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas a fim de incentivar a leitura dos alunos e de professores visando, a cada um, uma formação cidadã.
Durante as entrevistas feitas com o público envolvido no programa do livro didático observou-se que vários são os aspectos positivos que vem contribuindo para o desenvolvimento educacional, como a distribuição de livros aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, promovendo o contato desses alunos com os livros desde os primeiros anos da alfabetização tornando-os cidadãos críticos capazes de atuar de forma autônoma perante a sociedade. A evolução dos programas do livro tem representado um importante instrumento de apoio ao processo ensino/aprendizagem.
Para os professores, a utilização dos livros oferece subsídios e facilita na prática pedagógica, possibilitando ao educando melhorias no desenvolvimento intelectual ecompreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula. No entanto, observa-se como ponto negativo a dificuldade na entrega do livro didático por aqueles alunos evadidos durante o ano letivo, pois fará falta para o próximo ano letivo. Ainda como ponto negativo ressalta-se o problema ligado à escolha do livro, pois os mesmos não são analisados detalhadamente pelos professores, muitas vezes pela própria falta de tempo para analisá-los.
O registro da escolha do livro didático é realizado somente pela internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – o FNDE, que envia a Carta Azul com todas as informações dos quantitativos de livros. Posteriormente, os livros são enviados às escolas através dos correios. Cada escola recebe uma senha para entrar no Siscort, que é um serviço gratuito oferecido pelo portal do FNDE, onde registra-se a quantidade de alunos matriculados, consulta a reserva técnica e registra a devolução dos livros pelos alunos no final do ano letivo. O Siscort também auxilia no remanejamento dos livros. Além do Siscort, existem outros órgãos que dispõem de competências no âmbito da execução dos programas do livro do FNDE: Secretarias do MEC e as Secretarias de Educação – Estaduais, Distritais e Municipais.
2. ANÁLISE
Período: Após a entrega do livro didático e durante todo o ano letivo.
Público alvo: Toda a comunidade escolar.
2.1 Justificativa
De acordo com as atividades realizadas no módulo PLI do curso Formação Pela Escola e da coleta de dados feita na instituição escolar percebe-se a necessidade de haver maior conscientização com relação à importância daconservação do livro didático, visto que será utilizado por diferentes alunos durante três anos seguidos.
2.2 Objetivo Geral
Conscientizar toda a comunidade escolar sobre a conservação do livro didático.
2.2.1 Objetivos específicos
Promover a conscientização dos alunos possibilitando maiores cuidados para o manuseio dos livros.
Sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância do livro didático no processo de ensino/aprendizagem.
2.3 Metodologia
1ª etapa – Informar aos pais ou responsáveis sobre a realização do Projeto “Cuidados com o Livro Didático”, através de um comunicado divulgando os objetivos e o desenvolvimento do projeto.
2ª etapa – Organizar uma palestra envolvendo toda a comunidade escolar, tendo como palestrante o responsável pelo livro didático do município para mediar as informações sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
2.4 Avaliação
A avaliação dar-se-á através da análise da responsabilidade do público envolvido na conservação do livro didático durante o ano letivo.
3. CONCLUSÃO
O Programa do Livro Didático, quando bem realizado, promove a formação de cidadãos autônomos e conscientes nos mais diversos aspectos do meio social. Uma vez, todos os alunos tendo livros, melhor será a contribuição para o trabalho do professor e a aprendizagem dos mesmos. Após a realização das entrevistas notou-se a diferença de atitudes e de conhecimento no que diz respeito ao programa. Percebeu-se que os gestores, por estarem mais envolvidos, têm mais conhecimento sobre o programa do que os professores, o que contradiz opiniões já que sãoos professores que fazem a escolha dos livros.
São vários os relatos dos pontos positivos através do programa pela aquisição, por exemplo, de livros para o Ensino Médio, pois há pouco tempo as escolas não os tinham, além do conforto de se ter o livro desde o início do ano letivo.
Com relação aos pontos negativos, destacam-se: os livros, muitas vezes, não se encaixam no plano de curso exigido pela secretaria de educação; nem sempre as instituições recebem os livros escolhidos; a dificuldade de entrega dos livros por parte dos alunos; o remanejamento às vezes faz com o aluno receba livros de outras coleções.
Observou-se ainda que há muita resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados. É importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade de conscientizar os alunos e pais de que o material é gratuito e de que necessita de ser utilizado por outros alunos nos anos seguintes.
Portanto, ainda há muito que se fazer para que o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) atinja seu objetivo, visto que ainda existe muita resistência para toda a comunidade escolar envolvida. Não basta apenas chamar a atenção de todos, mas mostrar os “porquês” da situação. Quanto mais responsabilidade, mais educação de qualidade.
4. REFERÊNCIAS
BRASIL. Programas do Livro – PLi. Brasília: Ministério da Educação/FNDE, 2004.
BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático. Relatório da oficina de planejamento. Brasília: Ministério da Educação/ FNDE, 2004.
Caderno de Estudos do Curso Programas do Livro - PLi/Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação. 5a ed., atual. - Brasília : MEC, FNDE, 2013.
...