PROINTER IV
Por: Pussateli • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.764 Palavras (8 Páginas) • 371 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA ONLINE
José Carlos Pussateli Júnior RA 9137275976
DESAFIO PROFISSIONAL DO 2º BIMESTRE
Gestão de Custos Logísticos; Gestão em Marketing; Intermodais
TUTOR EaD Davi Prado Palheta Arakaki
SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO
Introdução.........................................................................................................01
Passo 01............................................................................................................04
Passo 02............................................................................................................01
Passo 03............................................................................................................02
Passo 04............................................................................................................01
Recomendações Finais...................................................................................01
Referências Bibliográficas..............................................................................01
INTRODUÇÃO
Os produtores têm-se defrontando com realidades das quais não estavam acostumados, como a livre concorrência com preços, questões de qualidade e a eficiência dos produtores concorrentes. E, apesar do parque industrial brasileiro mostrar-se competitivo em termos de custos e qualidade, esse segmento do complexo agroindustrial também vem sofrendo uma competição cada vez maior, resultando dessa forma, em uma maior pressão no segmento produtivo por custos mais reduzidos e por uma qualidade melhor. Assim, considerando o complexo leiteiro como um todo, pode-se inferir que o seu pleno crescimento e desenvolvimento estão fortemente relacionados com aspectos estruturais e de manejo na atividade leiteira, os quais ditam o custo da produção e a viabilidade ou não do produtor e de toda a cadeia subseqüente. Portanto, é de se esperar que esforços concretos e eficientes sejam direcionados a esse elo da cadeia.
PASSO 01
Nome da Organização:- Cooperativa Agropecuária Guaxupé Ltda.
Região em que Atua:- Av. Armando Ítalo Setti, 820, Bairro Santa Maria, Guaxupé, MG
Segmento da Empresa:- Fabricação de laticínios, destacando doce de leite, iogurtes e bebidas lácteas.
Produtos fabricados:- laticínios em geral
Público alvo:- Vendas no varejo
Principais concorrentes:- Parmalat, Colaso, Marajoara, Italac, Líder e Bom Gosto.
A Organização está dividida em três unidades distintas:- indústria de alimentos, agronegócio e supermercados. A área de captação da cooperativa envolve produtores rurais cerca de 80 municípios mineiros. A organização conta com 12 mil associados e mais de mil funcionários. Além da indústria de laticínios e doces de frutas, a organização conta ainda com duas fabricas de ração e uma rede de supermercados e agropecuárias com 15 lojas. A distribuição dos produtos da organização, que levam a marca EBBA, está concentrada na região sudeste do país, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Foram estimados os custos da coleta de leite, tomando-se como base parâmetros tais como quilometragem media das rotas e capacidade dos tanques, por transportadores que prestam serviços. O sistema de custeio adotado neste processo logístico foi o custo-padrão.
Quanto á estrutura de custos utilizada cabe inicialmente, considerar que o custeio elaborado para a coleta de leite considerou como modelos dos veículos utilizados para fins de apuração de custos foram (VW 15.180, para carga de 8.500kg), truck (VW 23.210, para carga de 12.700kg) e para carretas (Mercedes Benz, para carga de 22.000kg), com respectivos desempenhos e necessidades de manutenção apurados com prestadores de serviços de coleta de leite no mercado e nos manuais dos veículos.
Mantendo-se as pressuposições apresentadas quanto ao desempenho operacional dos veículos e trabalhando-se com a hipótese de frota homogênea, isto é, composta por conjuntos iguais (cavalo mecânico mais tanque de mesma necessidade) e compatibilizando-se a necessidade do número de veículos para carga total a ser movimentada, pôde-se estimar a competitividade dos modelos.
O modelo toco foi competitivo para a quantidade de leite de, no máximo, aquela compatível com o modelo, 8.000 litros, representando um custo total de R$ 12.246,17. O modelo truck foi competitivo na faixa de 8.000 até a proximidade dos 50.000 litros, isto é, quando se tornou necessária a entrada do quinto veículo na frota para satisfazer a demanda.
A partir dos 50.000 litros, quando o custo ultrapassou R$ 27.748,97, a carreta tornou-se competitiva indefinidamente, para as quantidades simuladas. Isso comprova a relação paradoxal, anteriormente discutida, de que o veículo de capacidade ótima para o transporte do leite, assim como para outras cargas, tende a aumentar com o argumento da distância e da quantidade, e vice-versa.
Assim, estas economias no transporte podem explicar a dita adequação dos modais ferroviários e hidroviários ao transporte de granéis agrícolas, a longa distância.
Principais clientes:-
Cidade de Pouso Alegre:- Supermercado Bonifácio Ltda., Supermercado Alvorada Ltda., Center Box, Supermercado Central e Supermercado São João Ltda.
Cidade de Itajubá:- Supermercado União Ltda., Supermercado Morro Chic Ltda., Supermercado Alves Viana Ltda. e Dias Supermercado Ltda.
Cidade de Cambuí:- Supermercado Cinco Irmãos Ltda., Supermercado Ribeiro e Castro Ltda., Supermercado Eliana Ltda.
Cidade de Pedralva:- Supermercado Coringão Ltda. e Supermercado Santo e Caetano Ltda.
Cidade de Extrema:- Tetra Supermercados Ltda.
...