PROJETO DE SEGURANÇA
Por: Soares1235 • 5/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.071 Palavras (5 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSDIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2016.1
SISTEMA DE SEGURANÇA INDUSTRIAL
APLICATIVO “FIQUE SEGURO”
Salvador, Ba
2016
LUCILA SOARES
NILTON SOARES
OLIANDRO ALVES
PATRÍCIA OLIVEIRA
VALDIR SANTOS
Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso Superior de Engenharia de Produção da Universidade Salgado de Oliveira, como requisito parcial para obtenção da graduação de Bacharel em Engenharia da Produção.
Salvador
2016
SUMÁRIO
- Apresentação...........................................................................................03
- Tema ........................................................................................................04
- Pitch .........................................................................................................04
- Descrição................................................................................................ 04
- Público Alvo............................................................................................. 04
- Recursos Necessários...............................................................................05
- Prazo.........................................................................................................06
- Impactos...................................................................................................06
- APRESENTAÇÃO
Visando agilidade e rapidez na obtenção das informações, e substituindo as mesmas oriundas de Caixas de Sugestões (escritas) e os Bilhetes deixados nos murais e setores específicos, a serem vistos períodos depois e visando seguir as novas tendências de comunicação e atendimento, que indicam cada vez mais colaboradores, clientes e consumidores tendem a substituir os canais tradicionais, inclusive os call’s centers por meios digitais, é que estão sendo criados aplicativos como ferramenta de auxílio no trabalho diário dos mais diversos segmentos e setores da indústria e comércio.
É importante ressaltar que os aplicativos são programas utilizados em sistemas operacionais da IOS (Apple) e Android (Google) para finalidades especificas como jogos, notícias, utilidades do trabalho, entre outros. Existem os gratuitos e os pagos e são informados no momento que você solicita a instalação.
O aplicativo “Fique seguro” será criado para utilização em fins educativos nas informações de Segurança no ambiente de trabalho.
O aplicativo tem a função de monitorar situações inseguras e através da circulação de seus funcionários e colaboradores, obter “avisos” de situações de risco em suas áreas. Controlando assim os incidentes/acidentes de trabalho por meio de registros simultâneos e suas ocorrências, tomando assim as ações e medidas rápidas de prevenção.
Para isso, todos os interessados e envolvidos deverão estar informados, treinados conforme as normas de seguranças já existentes e saber lidar com quantidade de dados recebida, transforma-las em sinalizadores de segurança, satisfazendo assim as normas tanto para proteger o patrimônio humano como o físico.
.
- TEMA
O tema específico para o trabalho apresentado é Segurança do Trabalho, tendo como base principal a Tecnologia como principal ferramenta.
- PITCH
Aplicativo de registros de informações relacionadas à área de segurança do trabalho, visando obter de forma rápida, as informações de atos ou condições inseguras no ambiente de trabalho, agindo com correções ou soluções antecipadas, objetivando a inexistência de acidentes nas empresas.
1.3 DESCRIÇÃO
Com o intuito de cumprir as normas de Segurança do Trabalho, o aplicativo visa registrar o máximo de informações relacionados a área de segurança. Com o aplicativo “FIQUE SEGURO” todos conseguirão registrar condições inseguras /ou irregulares evitando assim acidentes e garantindo o bem estar de todos.
1.4 PÚBLICO ALVO
Empresas com SESMET instalado, colaboradores internos/externos e prestadores de serviços em visita a empresa.
- RECURSOS NECESSÁRIOS
Todos os recursos necessários envolvidos na criação do aplicativo, tem o interesse principal de minimizar custos com canais de atendimento comuns, manter o contato direto e rápido com a informação de forma clara e objetiva, se enquadrando nas normas de Segurança pré-estabelecidas.
Não houve recursos financeiros destinados à criação do aplicativo.
Na parte tecnológica, foram utilizadas ferramentas acessíveis como notebooks, computadores e acesso a internet, para navegação em sites que disponibilizam gratuitamente toda informação para criação de aplicativos, bem como a plataforma “PlayStore”. Após a criação do “mini-programa”, a empresa precisa integra-lo ao seu SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) para criação de um e-mail, que será o canal de ligação direta para o aplicativo cumprir sua principal função, que é a coleta de informações.
...