PRÁTICAS DE DIDÁCTICA E TREINAMENTO
Tese: PRÁTICAS DE DIDÁCTICA E TREINAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThaysPDR • 24/4/2014 • Tese • 2.310 Palavras (10 Páginas) • 152 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
Érika da Silva Rabelo 3887741376
Raquel Suerlani Fernandes do Nascimento 3823681266
Thays Porfiria Dourado Rodrigues 3870688020
Vanusa Aparecida Borba Soares 3815660246
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática”, sob orientação do professor-tutor a distância Ludmilla Cristina Sauhi.
Taguatinga - FACNET
2013
DELÍCIA DE APRENDER
Público alvo: compreende dos seis anos em diante.
Objetivo: para que a criança possa envolver-se mais nas atividades domésticas criando assim uma melhor interação parental e para que possa também aprender de forma divertida e dinâmica.
Nesta temática tende a atingir uma faixa etária de seis anos a cima, pois nesta fase eles já consegue realizar e compreender com facilidade o comando de pequenas atividades e regras.
São escolhidas receitas consideradas fáceis de fazer, tais como: bolos, biscoitos, gelatinas, saladas de frutas e varias outras.
Essa temática consiste em que os alunos utilizando-se de outros meio de disciplina venham adquirir noções básicas de higiene pessoal e do ambiente em que será realizada á atividade, noções de uma boa alimentação, matemática, português, geografia, entre outras.
Os alunos terão que fazer a interpretação das receitas aprendendo assim o português, através das medidas e cálculos se aprende a matemática, aprendem de onde veio “tal receita” utilizando-se da geografia, e com os ingredientes dos rótulos das embalagens que serão utilizadas aprendem ciências.
Além de aprenderem, eles também se divertem podem então colocar em prática a aprendizagem recebida dentro de sala de aula, e vise e versa.
Eles também podem utilizar a experiência escolar para ajudar nas tarefas de casa, nas leituras de receitas e no cálculo das medidas que é representada em forma matemática a ser utilizada na cozinha.
Essas aulas podem ser exercidas pelo menos uma vez na semana com duração de duas à três horas, tempo necessário para que ás receitas fiquem prontas. Neste dia as crianças não precisariam levar lanche, pois elas iriam apreciar as suas próprias receitas.
O professor responsável por essa atividade, deve ficar atento as crianças e aos matérias a serem utilizado nas aulas e sempre que puder deixar as crianças trazerem de casa receitas, para que possa motivar o interesse das crianças a participar dessa temática.
Nesta temática, seria interessante se a escola pudesse incrementar uma horta, com que as crianças aprendessem a lidar também com a natureza e com o cuidado de hortaliças que poderiam ser usadas na produção das receitas.
REGISTRO REFLEXIVO
Foi acompanhada a rotina da Escola de educação infantil, PONTA DE LÁPIS na Candangolândia, a qual a professora se chama Elizete, que é formada em pedagogia e gestão. Sua turma era o jardim I, com alunos de quatro anos de idade.
Os portões abriram às 13h30min com recepção dos alunos em sala de aula. A professora recebeu cada um com um abraço e cada criança colocou a mochila no local indicado, colocaram a agenda em cima da mesa da professora e sentaram cada um em sua cadeira.
A sala tinha três mesas grandes com oito cadeiras em cada mesa, as crianças não tinham lugar marcado e de um total de 24 alunos em sala, não houvera faltas neste dia.
Depois da chegada de todos os alunos eles desceram para o pátio onde todas as turmas da escola já estavam reunidas para a socialização. Lá eles cantaram e finalizam com um a historia. Eles seguem uma escala em que todos os professores da escola participam. Essa atividade durou um período de 30 minutos.
Após voltarem para a sala, a professora esperou que todos se sentassem, fez a chamada e respondeu as atividades do dia no diário.
Eles finalizaram na matéria de linguagem oral e escrita, o conteúdo das vogais e estão iniciando as consoantes começando pela letra B, ela escreveu no quadro a letra com forma maiúscula e minúscula e fez a letra no chão.
Ela ensinou para as crianças sobre vogais e consoantes da seguinte forma: “existem duas famílias, uma se chama vogais e a outra consoantes, as vogas são A E I O U e as consoantes são B C D F G H J K L M N P Q R S T V W X Y Z”, e que eles iriam conhecer a primeira dessas letrinhas, a B e com ele escrevemos palavras muitos legais.
Ela pediu para que quem fosse menino, levantasse a mão e disse que tinha um brinquedo que eles gostavam muito e com esse brinquedo eles faziam muitos gols, em seguida eles rapidamente disseram BOLA, então ela escreveu no quadro com letra maiúscula e com a cor vermelha o B e o resto da palavra de preto. Depois ela pediu para que as meninas levantassem a mão e perguntou quem gostava de brincar de mamãe e filhinha, e todas responderam afirmativamente, ela perguntou com qual brinquedo fazemos essa brincadeira e elas responderam com um pouco de timidez que seria a boneca, então a professora escreveu no quadro a palavra da mesma forma que fez com a palavra bola.
Depois desse momento cada aluno passou em cima da letra B no chão, e terminaram essa parte da aula cantando borboletinha.
A professora disse a eles que essa palavra também iniciava com a consoante B. Ela distribuiu o livro e o papel para realizarem uma atividade de colagem de papel rasgado na letra B, e observou cada um, ajudando cada aluno em sua dificuldade.
Ao termino da atividade, recolheu os livros abertos, colocou-os em cima do armário, e começou a ora do lanche que é as 15:00 hs. Cada aluno pegou sua lancheira e colocou seu lanche em cima da mesa, e em seguida a professora fez uma oração que era assim: “Papai do céu, muito obrigada pelo lanchinho que a mamãe preparou com muito amor e carinho,
...