Palestra Sistema Carcerario Relatorio
Exames: Palestra Sistema Carcerario Relatorio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aninhalost • 24/9/2014 • 386 Palavras (2 Páginas) • 606 Visualizações
Foi ministrada palestra pelo Professor Neemias Moretti Prudente, aos alunos do curso de Direito, cujos principais temas abordados foram sistema carcerário distante das sociedades, nos trazendo gráficos e números para mostrar a real situação do sistema carcerário brasileiro.
SITUAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL
564.00 presos no Brasil, 3º maior população carcerária do mundo 711.000 presos incluindo prisão domiciliar, 2 milhões de pessoas envolvidas no sistema penal, muito acima da média mundial sendo sua grande maioria jovens e analfabetos, 52% dos crimes são tráficos de drogas e crimes conta o patrimônio.
Como parte da causa da criminalidade é possível constatar a corresponsabilidade do Estado pelas infrações causadas por indivíduos que tiveram negados os seus direitos naturais, tais como direito à vida, saúde e educação, tornando-se portanto indivíduos socialmente excluídos mesmo após terem cumprido a sua pena. Atualmente o sistema prisional Brasileiro não passa de grandes amontoados de pessoas vivendo em condições sub-humanas, sujeitando-se a toda sorte de doenças e, vivendo e sendo tratados como animais.
PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS:
Espaço físico inadequado;
• Atendimento médico, odontológico e psicológico insatisfatório;
• Doenças, superlotação, suicídio;
• Direitos do preso tratados como liberalidades;
• Uma quantidade considerável de presos poderia estar nas ruas por
causa da Progressão Penal ou pelo cumprimento da pena;
• Falta de acesso efetivo à Justiça ou Defensorias Públicas;
• Rebeliões e atentados frequentes nas prisões;
• Entrada de materiais proibidos que dão apoio ao crime dentro e fora da
prisão, tais como aparelhos celulares e armas brancas.
CONCLUSÃO
Além dos números apresentados traz também a sua visão de que no Brasil o cárcere é seletivo, pobres e analfabetos que compõem esse sistema porque os detentores de poder não são presos. A prisão no Brasil tornou –se regra quando devia ser a exceção. O sistema prisional Brasileiro mostra-se totalmente desumano e deficiente. O Estado não deveria permitir ou sustentar a rotina de convivência e clausura de presos que praticaram pequenos delitos com outros altamente perigosos e com uma margem infinitamente menor de serem ressocializados. Pode-se ainda afirmar que os criminosos de alta periculosidade não poderão ser ressocializados no atual contexto do Sistema Penitenciário. Por fim A Crise e Falência do Sistema Penitenciário Brasileiro normalmente é tratada pela perspectiva exclusiva da Segurança Pública quando deveria ser tratada como reflexo de um problema social.
...