Partículas Elementares
Exames: Partículas Elementares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariiana_d • 26/5/2014 • 667 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
Introdução
Partículas elementares são os menores elementos presentes em tudo que há no Universo, àqueles que constituem toda a matéria cósmica percebida pela visão. Estes constituintes básicos da existência não podem ser fragmentados em porções mais reduzidas. Sendo assim, os melhores exemplos destas partículas são o elétron, imbuído de carga negativa, e o fóton, que origina a luz.
Foram os filósofos gregos que primeiro observaram a grande quantidade de matéria existente na natureza. Eles então deduziram que tudo isso devesse vir de algo que pudesse originar tal variedade.
Demócrito e Leucipo já usavam o termo átomo por volta de 460 a.C., para fins de estudo, mas foi apenas no século XIX que houve a convicção de que toda matéria de fato é constituída por átomos.
Acreditou-se que o átomo seria a origem da matéria, pelo fato de que, no século XIX, cerca de 100 tipos de átomos já haviam sido mapeados. Mas esse número foi ficando cada vez maior, o que levou os pesquisadores a observarem a existência de partículas ainda menores presentes na constituição do átomo. Definiram, então, que os átomos são formados por elétrons, prótons e nêutrons.
A esfera cósmica é, portanto, formada por estruturas atômicas; a mesma composição permeia desde estrelas, cometas, galáxias, planetas, até animais, plantas e seres humanos, entretecendo todo ser vivo nas conexões tecidas pelos átomos. Estes, por sua vez, não podem ser considerados partículas elementares, pois estão fracionados em elétrons, prótons e nêutrons.
A divisão atômica é feita da seguinte forma:
Na parte central do átomo está concentrado o núcleo. Dentro desse núcleo encontramos prótons e nêutrons, que são também conhecidos como nucleons.
Os nêutrons são formados por quarks, que se dividem em dois tipos: u e d.
Enquanto os elétrons, localizados em volta do núcleo atômico, realmente não podem, até onde se sabe, ser divididos em estruturas mínimas. Os prótons e nêutrons, situados no interior do núcleo, podem ser fragmentados em elementos conhecidos como quarks, integrados entre si por partículas rotuladas como glúons, os quais pressionam intensamente os quarks.
Acredita-se que os quarks sejam os principais responsáveis pela constituição da matéria.
Existem seis espécies de quarks, u (up), d (down), c (charmed), s (strange), b(bottom) e t (top), em que cada uma delas possui três cores: vermelho, verde e azul.
Uma das características dos quarks é possuir cargas elétricas fracionadas, que ficam sempre “presas” em outras partículas chamadas hádrons.
Os hádrons podem ser formados por três quarks ou por apenas um quark e um antiquark:
• Quando são formados por três quarks, os hádrons recebem o nome de bárions;
• Quando formado por um quark e um antiquark, recebem o nome de mésons.
Há outros elementos,
...