Pesquisa De Campo Hospital Das Clínicas- Porto Velho-ro
Artigo: Pesquisa De Campo Hospital Das Clínicas- Porto Velho-ro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barrigudo • 10/2/2015 • 2.330 Palavras (10 Páginas) • 809 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2. Aspectos Gerais da Epresa 4
2.1 Gestão de Materiais 6
2.2 Direito e legislação de saúde 7
2.3 Contratos e terceirização 9
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe uma pesquisa de campo sobre Gestão de Materiais e para desenvolvê-lo foi realizada uma visita técnica em uma instituição da rede privada de Porto Velho para observar o ambiente da empresa em funcionamento e verificar a dinâmica organizacional e todos os fatores teóricos estudados nas disciplinas deste semestre, bem como, conhecer os processos de trabalho no cotidiano corporativo na área da saúde. A instituição escolhida foi o Hospital das Clínicas, uma empresa de médio porte e administração democrata da rede privada de Porto Velho.
A princípio observaremos os aspectos gerais da empresa, o seu histórico, as características profissionais dos proprietários e como é desenvolvida a gestão da empresa.
Em seguida, abordaremos A Gestão de Materiais aplicada na empresa, uma vez que, o controle de estoque destina-se a prevê a real necessidade da instituição para suprir a demanda sem que haja excessos em seus estoques, satisfazendo assim o cliente e a organização.
O Hospital das Clínicas não participa de processos licitatórios, o processo de compra de materiais é realizado diretamente com fornecedores que atendem ás suas necessidades, portanto, para concluirmos, abordaremos os processos de terceirização e contratos utilizados pela empresa.
2 ASPECTOS GERAIS DA EMPRESA
O Hospital das Clínicas foi inicialmente fundado pelos médicos José Tinoco, Gabriel Lima Rezende, Eduardo Wanssa e Amado que durante alguns anos se mantiveram sócios proprietários, por motivos pessoais Dr. Amado vendeu suas cotas para Dr. Roberto Pintan (atual Diretor Administrativo), Dr. Valter Nunes Coelho e Dr. Valmir Nunes Coelho, ficando estes até os dias atuais.
Razão Social: Gate Assist. Médica Hospitalar
CNPJ: 847150510001-90
Fantasia: Hospital das Clinicas
O quadro funcional dispõe de 108 Funcionários
O corpo Administrativo Organizacional da Empresa em cotas e cargos está assim constituído:
1. Dr. Gabriel Lima Rezende – Diretor Técnico - 24,5%
2. Dr. Eduardo Wanssa - Diretor Clínico - 24,5%
3. Dr. Roberto A. Pintan - Diretor Administrativo – 5%
4. Dr. Valter 2,5%, Dr. Valmir 2,5% e Dr. Tinoco 24,5% (membros do Conselho Deliberativo).
.
O Hospital das Clinicas, optou pelo modelo de gestão democrático, esse modelo de gestão tem autonomia, pode fazer seu próprio planejamento e decidir como vão investir os recursos, esses recursos têm que estar voltadas para uma melhor administração da unidade visando sempre o bem da população e interesse público.
Com um nome fantasia muito conhecido, o Hospital das Clínicas se destaca pela sua capacidade e organização em atender.
Tem sua Missão voltada em tratar os doentes da sua área de influência com eficiência em tempo útil, promovendo a satisfação, respeitando a respectiva dignidade, encorajando as boas práticas e favorecendo a melhoria contínua da qualidade.
Sua visão é ser referência em atendimento hospitalar e promoção da saúde, gerando rentabilidade compatível com investimento realizado.
No desenvolvimento da sua atividade, o Hospital e os seus colaboradores pautam-se pelos seguintes princípios e valores:
• Foco no doente;
• Respeito pela dignidade, liberdade e reserva da esfera íntima da pessoa humana;
• Promoção das boas práticas profissionais e do seu constante aperfeiçoamento;
• Cumprimento das normas de ética e de ontologia profissional;
• Cultura de abordagem multidisciplinar nas práticas clínicas;
• Utilização eficiente de recursos;
• Cooperação com entidades externas no desenvolvimento e fortalecimento dos nossos princípios.
Conceituar saúde é uma tarefa difícil, pois a saúde pode ser definida por diversas óticas. Como saúde é um estado mais completo de bem-estar físico, mental e social, no sistema jurídico passa a ser um direito.
Não se pode criar falsa expectativa de que o estado garanta plena saúde do indivíduo, mas que este disponha da correta prestação sanitária para seu atendimento. Nesse contexto, a saúde pode ser do bem-estar social adequada á concepção de Estado do bem estar social, além de integrar o corpo dos direitos humanos de terceira geração por possuir ligação com a solidariedade. (MORAES, 2003, p.23).
O art. 196 da constituição brasileira consagrou o direito do acesso universal no sentido de que as ações na área do direito á saúde devem ser destinadas aos seres humanos enquanto gênero, sendo que uma norma garantisse o direito á saúde apenas a um pequeno grupo era inconstitucional.
2.1 Gestão De Materiais
Exercer trabalhos com qualidade e eficiência requer muitos treinamentos principalmente na área de compras como exemplo temos na compra de dieta a nutricionista e enfermeira chefe que recebem treinamentos de como administrar e com isso garantir um melhor resultado e satisfação motivando esse profissional no dever de cumprir um trabalho de forma organizada sem desperdícios para empresa para o paciente que necessita do atendimento de qualidade
...