Pim 1 Fundamentos da Administração; Comunicação Empresarial e TI
Por: 2414 • 22/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.737 Palavras (15 Páginas) • 467 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que muitos empresários encontram dificuldades em montar ou ampliar a gestão de negócios. É uma boa administração que mantém uma empresa funcionando bem e gerando lucro. O presente trabalho vem mostrar a importância de se ter um planejamento prévio com rumo e direção bem definidos, onde é preciso destacar a missão, a visão e os valores da empresa, de quanto será o investimento da empresa, a divulgação dos produtos e serviços, bem como o lucro e o seguimento do mercado no qual está inserido.
Serão abordados também algumas dicas dos consultores do Sebrae-SP de marketing, administração e finanças, a saber, “Os dez mandamentos”, relacionando aos assuntos desenvolvidos durante este período, que são: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnica de Informática.
1.4 Formas de gestão:
Existem varias formas de gestão, e as mais comuns são: gestão de pessoal, gestão de projetos, gestão de conhecimento, gestão ambiental, gestão administrativa, gestão empresarial etc. Na gestão administrativa existem varias vertentes, para o sucesso, torna-se necessária uma ação harmônica e equilibrada.
A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.
A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes. (site: www.significados.com.br)
A concepção de uma empresa seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos.
Os princípios administrativos são dados por quatro fatores: Planejamento, Organização, Coordenação e Controle.
As organizações não trabalham na base da improvisação. Tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento é a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que define quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura. Começa com a definição dos objetivos e detalha os planos para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência.
Abrangência do planejamento além da hierarquia de objetivos existe também uma hierarquia do planejamento. Nesse sentido, existem três níveis distintos de planejamento: o planejamento estratégico, o tático e o operacional.
1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: É o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas características são projetadas no longo prazo e seus efeitos e consequências são estendidas para vários anos (em geral, cinco) pela frente. Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional. É definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao quais todos os demais estão subordinados.
2. PLANEJAMENTO TÁTICO: É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. Suas características são projetadas para o médio prazo, geralmente para o exercício anual. Envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais. É definido no nível intermediário, em cada departamento da empresa.
3. PLANEJAMENTO OPERACIONAL: É o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são projetadas para o curto prazo, para o imediato. Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas. É definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade.
O senhor Sérgio vendendo suco de porta a porta, tendo que fazer todo o papel da organização na sua administração e planejamento estratégico, tático e operacional, buscou ajuda na consultoria do Sebrae-SP onde recebeu orientações e a motivação necessária para alcançar seu objetivo.
1.5 Conceitos referentes à sustentabilidade aplicados à administração:
Toda inovação tem que ser sustentável nos dias atuais, principalmente nas organizações.
A sustentabilidade tem como alguns aspectos ambiental, econômico e social. Juntos eles formão um tripé da sustentabilidade.
Sendo assim, além do uso de recursos naturais, aspectos sociais e econômicos, devem ser analisados de modo a suprir as necessidades presentes, sem comprometer as gerações futuras e satisfazer as suas necessidades.
O conceito de consumo consciente, utilização de fontes renováveis, reciclagem, compartilhamento de valores, produtos com vantagens energéticas, soluções que diminuem perdas e desperdícios.
“Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades” (CMMAD,1991, p. 46).
Quando se pensa dentro de uma organização tem que saber que a melhoria social está ligada, dentre outros fatores, ao bem estar dos funcionários, maior inclusão social da comunidade em que a empresa está inserida, compromisso com os fornecedores de forma sustentável e satisfação dos clientes. Por isso, para que toda empresa adquira sustentabilidade corporativa, o capital financeiro, o capital humano e o capital natural devem estar integrados e equilibrados.
Ao ser orientado a comprar as frutas direto do campo e fazer uma parceria como um representante de lanches naturais, Sergio entende e coloca em pratica as orientações do Sebrae-SP em que a fruta fresca e tem mais valor no mercado e gera economia para a empresa, sem falar no lanche de pão integral com um produto natural. Podendo ser a sua embalagem de material reciclável.
...