Politica De Treinamento
Artigos Científicos: Politica De Treinamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rhdomicili • 30/5/2014 • 522 Palavras (3 Páginas) • 288 Visualizações
Programa de Treinamento Anual
O objetivo da área de Treinamento & Desenvolvimento é contribuir para a melhoria do desempenho das pessoas, consequentemente propiciando uma melhoria no desempenho global e com ganhos em qualidade, produtividade e competitividade no negócio.
Com o desafio de atingir este objetivo o T&D vive em um ciclo que envolve o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT), a elaboração do cronograma do Plano Anual de Treinamento (PAT), a execução dos treinamentos e a efetiva avaliação dos resultados individuais e globais.
Objetivos:
Desenvolvermos um programa de treinamento visando melhorar/suprir às necessidades dos funcionários e da empresa, no sentido de um melhor desenvolvimento das tarefas voltadas para a qualidade, produtividade e meio ambiente.
Responsabilidades:
• Diretoria: aprovação do Plano Anual de Treinamento.
• Recursos Humanos: coordenação das atividades de treinamento previstas no plano anual de treinamentos e manutenção e guarda dos registros.
• Gerências: Levantar as necessidades de treinamento e encaminhar ao RH.
1º Passo - Levantar as Necessidades de Treinamento
Ao contrário do que se pensa, a responsabilidade pelo treinamento não é uma atribuição exclusiva do T&D, pois identificar necessidades e detectar problemas é responsabilidades gerenciais. Um grande erro que muitas empresas cometem é o de não envolver os gerentes no LNT. Dois dos meios mais eficazes para executar o LNT são a avaliação de desempenho e a análise das competências básicas necessárias ao cargo, ambos utilizando-se como suporte a descrição de cargos.
2º Passo - Diagnosticar os Problemas
Nesta etapa o profissional de treinamento analisará o desvio encontrado entre os requisitos necessários aos cargos e os avaliados nas pessoas, assim verificando se o problema é solucionável através de um programa de treinamento e tomando o cuidado de identificar se o treinamento justifica-se, e será um investimento para a organização, ou acabará tornando somente um benefício pessoal ao funcionário. Para este fim utilizam-se os dados levantados e organizados para mostrar as necessidades individuais e globais por treinamento e por competência em deficiência.
3º Passo - Elaborar o Programa de Treinamento
A elaboração do cronograma de treinamento terá como base o diagnóstico realizado e as prioridades identificadas pelas gerências, além, é claro, da previsão orçamentária destinada para cada área. Este cronograma pode será feito com base anual, necessitando sua aprovação em conjunto com as gerências envolvidas.
4º Passo - Executar os Treinamentos
Aqui temos a execução do treinamento propriamente dito, envolvendo a escolha da entidade, a convocação dos participantes, a emissão da lista de presença e dos certificados de conclusão, controle e distribuição das despesas, a avaliação de reação e de
...