TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 2 - Psicologia da Educação

Por:   •  14/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

MIGUEL PEDRO DE MATOS NETO

 RA 8059669

PORTFÓLIO 2 / PROJETO DE PRÁTICA

Trabalho apresentado para a disciplina de Psicologia da Educação, sob a orientação da Profª Cristiane Regina Tozo.

FORTALEZA

2019

1. Introdução

        O presente trabalho apresenta um conceito de extrema relevância e aplicação nas práticas educacionais atuais, que é o estudo da zona de desenvolvimento proximal, do psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky. E, também, incentiva uma descrição prática cotidiana para ilustração do conceito teórico.

2. Desenvolvimento

2.1 Observação de uma situação natural

        Em um dia de sábado, passeando pelo centro da minha cidade, pude observar um pai e uma criança em baixo de uma árvore na praça. O pai estava sentado no banco, e a criança estava brincando com seus carros e bonequinhos. A criança devia ter mais ou menos 3 a 4 anos e o homem entre 30 e 35 anos.

Passou um carrinho vendendo doces, então a criança pediu para o pai comprar um chocolate, e o pai comprou. Depois de tentativas frustradas para abrir a embalagem do chocolate a criança irritou-se e começou a chorar pedindo ao pai para ajudá-la a abrir. O pai logo compadeceu-se e mostrou o local onde estava escrito: abra aqui e a incentivou a rasgar o plástico. Dessa forma a criança conseguiu abrir a embalagem e, muito contente, comeu o chocolate.

2.2 O nível de desenvolvimento real, o nível de desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal na situação natural descrita.

       Para Vygotsky o desenvolvimento humano compreende dois níveis: o nível de desenvolvimento real, que é o conjunto de atividades que a criança consegue resolver sozinha. Esse nível é indicativo de ciclos de desenvolvimento já completos, isto é, refere-se às funções psicológicas que a criança já consolidou até determinado momento. E o nível de desenvolvimento potencial: conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que, com a ajuda de alguém com mais habilidades, ela consegue resolver.

      A zona de desenvolvimento proximal compreende a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.

     Na observação da situação supracitada temos o exemplo de nível de desenvolvimento real quando a criança faz a solicitação de ajuda para abrir a embalagem, ou seja, ao perceber que não iria conseguir abrir, a criança usou a situação dramática como ferramenta para adquirir auxílio na abertura do pacote.      

       Quando o pai mostra o local de abertura da embalagem para a criança e ensinou a rasgar o plástico, ele teve papel de mediador, onde através de sua orientação a criança soube o que o fazer, isso é chamado de nível de desenvolvimento potencial, onde teve alguém ensinando a criança como fazer e o que fazer.                                          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (285.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com