Posicionamento Crítico Do Assistente Social
Ensaios: Posicionamento Crítico Do Assistente Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BiancaJones07 • 25/9/2013 • 233 Palavras (1 Páginas) • 818 Visualizações
1 – A intervenção entre o aprofundamento teórico rigoroso e prática renovadora, politicamente definida, constitui elemento decisivo para superar as artimanhas ideológicas incorporada pela profissão em sua evolução histórica. De acordo com o comentário, explique o que vem a ser o posicionamento crítico e qual sua importância no fazer profissional do assistente social?
O posicionamento crítico possibilita ao assistente social, uma visão crítica de sua atuação, tendo seu fazer profissional para além do imediato, sendo capaz de fazer uma leitura crítica da realidade. O objeto da profissão é construído e reconstruído no cotidiano, através do olhar do profissional sobre a realidade e sua capacidade de decifrá-la e identificar criticamente o que aparece enquanto demanda. Esta construção depende da finalidade que o profissional tem sobre seu trabalho, isto é, da direção social que se encontra introduzida na sua ação interventiva.
2 – Quais fatos que foram apresentados para mostrar o posicionamento da categoria mediante a iniciativa internacional que no período apoiava as estratégias de desenvolvimento do país?
3 – Um dos fatores da eclosão no movimento de reconceituação foi à perda de níveis salariais das camadas médias da qual pertencia o assistente social. Explique sobre as perdas desses níveis salariais, desta época que influenciou o movimento de reconceituação.
4 – Diante do clima de repressão e autoritarismo da década de 60, quais foram os principais elementos de discussão dos assistentes sociais para dar um novo perfil á profissão?
...