Pratica de Ensino - Observação e Projeto
Por: zecaroberto • 5/7/2017 • Projeto de pesquisa • 7.127 Palavras (29 Páginas) • 276 Visualizações
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
José Roberto de Souza Martins, RA: 1627862
Polo:Barcarena
Ano: 2017
José Roberto de Souza Martins, RA: 1627862
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Polo: Barcarena
Ano: 2017
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------------1
2 – JUSTIFICATIVA------------------------------------------------------------------------------------2
3 – OBJETIVOS-----------------------------------------------------------------------------------------3
3.1 – OBJETIVO GERAL---------------------------------------------------------------------3
3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS---------------------------------------------------------3
4 – DESENVOLVIMENTO----------------------------------------------------------------------------4
4.1 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS-----------------------------------------4
4.1.1 – Ambientes e Publico-alvo--------------------------------------------------4
4.1.2 – Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos-----------------------4
4.1.3 – Propostas de ação e estratégias didáticas----------------------------5
4.1.4 – Tempo de duração do projeto e cronograma-------------------------8
5 – AVALIAÇÃO---------------------------------------------------------------------------------------10
5.1 – RESULTADOS ESPERADOS-----------------------------------------------------11
6 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E REFERÊNCIAS ----------------------------------------12
1 – INTRODUÇÃO
A catequese a serviço da “iniciação à vida cristã.”
Em nosso contexto atual, encontramo-nos diante de um grande desafio pastoral: a “iniciação à vida cristã.” O conceito teológico “Fé”, parece tornar vã qualquer pretenção de intervenção pedagógica externa, ao dinamismo interior daquele que crê. A fé é um encontro entre a graça de Deus e o mistério da liberdade humana. Consequentemente a “iniciação à vida cristã”, significa a ação interior e transformante realizada por Deus, de forma livre e gratuita (Itinerário Catequetico – 2° edição – 2015).
Diante deste desafio, nossa preocupação primeira é pensar uma boa catequese, que venha contribuir com a formação cristã do adolescente e jovem, em especial que os tornem livres e compromissados com a comunidade e o reino de Deus. Uma catequese que preserve a identidade cristã e religiosa dos catequisandos, ao passo que seja também aberta para observar os novos elementos componentes da modernização social como globalização, sistema de informação velóz, individualismo e pluralismo religioso, entre outros.
Um dos desafios é encontrar métodos catequéticos que respondam oa momento atual e contribuam para uma iniciação a vida cristã eficáz, que chegue ao coração doscatequisandos (CT n 55: Catechese Tradendae – 1979).
Nosso propósito é fomalizar um plano catequético que trabalhe a centralidade da vida de Jesus Cristo, insentive no catequizando a curiosidade pela história da vida de Jesus Cristo, a atitude de mudança de vida, o gosto pela participação na catequese e na comunidade e aprenda a adaptar seus diversos momentos, como o de lazer, ao “belo” aos olhos de Deus, com brincadeiras e atividades saudáveis. Nossa pergunta é: “Quais os efeitos de uma atividade catequética na vida desses adolescentes/jovens?”A catequese concebe-se como itinerário no qual o cistão vai se capacitando progressivamente para entender, celebrar, e viver o Evangelho do Reino, para se integrar na comunidade eclesial e participar de sua missão de anunciar e difundir o Evangelho (M. Navarro González, Catequese com crianças. In
01
V.M. Pedrosa Áres et al. Dicionário de Catequética. São Paulo:Paullus 2002 p. 294).
Neste contexto buscou-se elaborar um projeto de aproveitamento pedagógico, de um ambiente não escolar como a catequese de “iniciação à vida cristã”, com o intuito de ,em prima, articular alguns temas do curriculo escolar de algumas disciplinas como Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, assim como os temas transversais Meio Ambiente, Saúde, Moral e Ética. E promover aos estudantes da educação básica de uma unidade escolar, uma aprendizagem significativa no que diz respeito a vida cristã, unindo saberes escoláres e religiosos. Pretende-se também, por meio da execução do presente trabalho, proporcionar aos estudantes adolescentes/jovens, a oportunidade de tornarem-se protagonitas ativos e colaboradores no processo, visando o respeito, a justiça, a solidariedade, a fraternidade, a igualdade social e a Fé.
O presente projeto tem como foco os adolescentes/jovens, estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental maior, da E. M. E. F. Hipólito Brito, situada no rio Parurumiri, no município de Muaná – Pa.
Optamos pela Pastoral Bíblico Catequética, em sua unidade catequética ativa, na Comunidade de Sagrado Coração de Jesus(SCJ), situada no rio Tangarazinho no município de Muaná, por se tratar de um ambiente de aprendizagem extra escolar, de valores e conseitos relacionados a ética, visto que, na referida comunidade há o espaço
...