Prcesso Administrativo
Exames: Prcesso Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KARLOS6162 • 5/11/2014 • 6.066 Palavras (25 Páginas) • 335 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
POLO DE GRAJAÚ - MA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS:
Elaboração de um relatório com um plano estratégico para a realização de um projeto
de extensão universitária.
GRAJAÚ - MA
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
POLO DE GRAJAÚ - MA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
VANESSA DOS SANTOS CARVALHO RA: 409836
MARIA KAROLINA GALVÃO CUNHA RA : 409684
ALUIZIO TEIXEIRA MOURA RA: 424492
CARLOS AUGUSTO BARBOSA DE ALMEIDA RA: 438436
EDEM SILVA DE OLIVEIRA MORAIS RA: 9978022278
GRAJAÚ – MA
2014
Etapa I
Introdução
Iniciamos este trabalho segundo as orientações da professora Edna Almeida Rodrigues. Conforme suas orientações, deveríamos iniciar o mesmo dando destaque à uma possível definição de planejamento e apontar os tipos possíveis do mesmo. Assim sendo, o relatório a seguir tenta num primeiro momento dar uma definição de planejamento para em seguida elencar seus tipos possíveis.
Definindo Planejamento
Peter Drucker dizia que “a melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo”. Qualquer que seja a atividade humana realizada sem qualquer tipo de preparo, se torna uma atividade aleatória e conduz, não raro, o indivíduo e as organizações a destinos inesperados, senão nefastos. O planejamento deve ser encarado como condição básica para o sucesso de qualquer trabalho, devendo ser feito nas diversas etapas da cadeia de fornecimento de um produto ou serviço, ou seja, desde a pesquisa de mercado, o projeto, o fornecedor até a loja que fornece este item ao consumidor ou cliente. A qualidade somente será conseguida se for planejada. Todavia, este planejamento deve ocorrer de forma organizada, isto é, dentro de uma sequência de eventos pré-determinada.
Mas afinal o que é planejamento! De acordo com o Almanaque do Planejamento – Planejar e Participar (p.13), do Ministério do Planejamento, o planejamento é:
“a escolha consciente de ações que aumentem as chances de obter no futuro algo desejado no presente. É uma atividadeque orienta possibilidades, arranjos institucionais e políticos. Planejar é um processo, enquanto o plano é um registro momentâneo deste processo e o planejador é seu facilitador”.
Para LACOMBE; HEILBORN (2003) o Planejamento pode ser considerada como a primeira função do administrador. Por meio do planejamento o administrador pensa antecipadamente o que deseja alcançar e determina os meios e recursos necessários para concretizar esse desejo. Na definição de Lacombe e Heilborn (2003, p. 49):
Planejar envolve coletar informações e diagnosticar a situação; estabelecer objetivos e metas; formular políticas e procedimentos para orientar as decisões; elaborar e implantar planos, programas e projetos para alcançar as metas e montar seus cronogramas para acompanhar a execução. Manter o diagnóstico atualizado.
Os mesmos autores salientam ainda que “planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível.” (LACOMBE; HEILBORN, 2003, p.162).
Já Oliveira (2006, p.36) diz que:
O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo maisrápido, coerente, eficiente e eficaz. Dentro deste raciocínio, pode-se afirmar que o exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, conseqüentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a empresa.
Portanto, o planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para alcançar uma situação futura desejada, de forma mais eficiente, eficaz e efetiva, com a melhor concentração de esforços.
Para termos uma boa compreensão do planejamento, sem confundi-lo com inúmeros conceitos, deve-se atentar para as 5 dimensões pontuadas por Steiner (STEINER, 1969, apud OLIVEIRA, 2006, p.34):
1) Assunto abordado: podendo ser instalações, pesquisa, produção, marketing, finanças, recursos humanos, etc.
2) Elementos do planejamento: propósitos, objetivos, estratégias, política programas, orçamentos, normas e procedimentos, etc.
3) Dimensão de tempo do planejamento: longo, médio ou curto prazo.
4) Unidades organizacionais onde é elaborado: planejamento corporativo, de unidades estratégicas de negócios, de subsidiárias, de grupos funcionais, de divisões, departamentos, etc.
5) Características do planejamento: representado por complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade, estratégico ou tático ou operacional, confidencial ou público, formal ou informal, econômico ou caro, etc.
Conforme o autor, estas cinco dimensões permitem visualizar a amplitude do planejamento,já que as mesmas não são mutuamente exclusivas e nem possuem um limite que demarque cada um de seus aspectos. Pensando nesse aspecto, Oliveira (2006, p. 34) pontua que o processo do planejamento deve ser norteado por determinados princípios para que os resultados de sua dimensão operacional sejam os almejados. Conforme o autor esses princípios são quatro:
1. O princípio da contribuição aos objetivos. Aqui
...