Preços da gasolina na Venezuela
Resenha: Preços da gasolina na Venezuela. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: samuelTFrota • 27/6/2014 • Resenha • 225 Palavras (1 Páginas) • 308 Visualizações
Por quê os preços da gasolina na Venezuela são mais baixo do que no Brasil, EUA, Canadá e em outros países? É uma relação de oferta ou de demanda? A gasolina é elástica ou inelástica?
Dono de uma das maiores reservas de petróleo do mundo e um dos principais fornecedores dos Estados Unidos, o país de Hugo Chávez tem sua economia regida há muitos anos pelo vai-e-vem do preço dos barris no mercado internacional. Quando o valor do "ouro negro" sobe, como agora, o governo tem dinheiro de sobra para investir em infra-estrutura e programas sociais.
Mas o petróleo barato influencia principalmente a microeconomia, aquela do dia-a-dia dos venezuelanos. E a diferença está nas ruas. Quase não se vê carros de mil cilindradas, mais econômicos, nas ruas de Caracas.
A população prefere carrões ao estilo norte-americano, que fazem em média de 5 a 7 quilômetros com um litro de gasolina -contra uma média de 10 quilômetros por litro dos carros mil cilindradas, um sucesso de vendas no Brasil.
Nossos vizinhos na America Latina não produzem petróleo e lá a gasolina é mais barata. O que mais deixa o consumidor brasileiro inconformado é que a Petrobrás é a segunda maior petrolífera do mundo, o mercado automobilístico brasileiro é um dos maiores do mundo e está em constante expansão, somos pioneiros na produção do etanol e do biodiesel.
...