Produção de farinha
Tese: Produção de farinha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: obaixinhobass • 28/11/2013 • Tese • 323 Palavras (2 Páginas) • 348 Visualizações
O recebimento de trigo em grãos é composto por equipamentos de transporte, que podem ser mecânicos ou pneumáticos, máquinas de pré-limpeza para retirar impurezas maiores e silos para armazenamento do trigo que está sendo recebido.
Vários tipos de equipamentos podem ser usados para essa finalidade. Nesta etapa, uma variável importante é a capacidade de fluxo, visando à descarga rápida do trigo, que pode ser recebido através de transporte marítimo, quando o moinho se localiza em região portuária e nos demais casos são utilizados os transportes ferroviário e rodoviário.
O suprimento é instável uma vez que os produtos agrícolas estão condicionados ao clima. Somando-se a isso, a falta de produção agrícola em relação à demanda brasileira aumenta a incerteza de suprimento.
A disposição de um diagrama de recebimento de trigo em grãos para moinho possui a estrutura conforme a Figura 3, porém cada moinho apresenta uma variação que difere pouco em relação a essa estrutura básica.
Figura 3
O processo de produção da farinha tem início com a preparação do trigo em grãos, onde é realizada a limpeza e o acondicionamento em silos.
Na limpeza do trigo em grãos utilizam-se diferentes princípios de separação e classificação para eliminar as impurezas contidas na massa de grãos. Os princípios utilizados na limpeza são: calibragem; triagem; magnetismo; influência da forma e densidade; tratamento de superfície; e classificação aerodinâmica com e sem a mesa densimétrica.
Além do aspecto sanitário, a limpeza é um pré-requisito para o acondicionamento, pois a presença de impurezas na etapa de acondicionamento resultará numa massa de grãos com características físicas heterogêneas, prejudicando o desempenho na moagem.
O acondicionamento do trigo em grãos consiste no tratamento por umidade, ou a combinação de calor e umidade com a finalidade de modificar as características físicas. Os objetivos são: favorecer a separação entre o endosperma e a casca; facilitar o peneiramento na moagem; evitar a moagem excessiva da casca; e facilitar o trabalho mecânico da moagem nos bancos de cilindros, melhorando o aproveitamento de energia.
...