Programa De Atendimento De Creches
Exames: Programa De Atendimento De Creches. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdery • 26/10/2014 • 950 Palavras (4 Páginas) • 318 Visualizações
Universidade Federal de Alagoas
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Especialização em Gestão Pública
Introdução
Diante do contexto socioeconômico brasileiro atual em que é uma crescente a implantação de projetos sociais, principalmente aqueles que utilizam o esporte como ferramenta de base. A proposta de intervenção/ação tem o objetivo de analisar as possibilidades de contribuições sócio emocionais em condições de vulnerabilidade social no sentido de colaborar para manutenção ou modificação do modelo de sociedade vigente.
Vulnerabilidade social
Segundo Traverso-Yépez e Pinheiro (2002) vulnerabilidade é uma categoria dinâmica mutante e operativa que ultrapassa a posse limitada de bens avaliando aspectos positivos e negativos incluindo das características, recursos, habilidades e estratégias individuais e grupais para lidar com o sistema de oportunidades que a sociedade oferece. Desta maneira a situação de vulnerabilidade é definida pela inter-relação entre objetividades e subjetividades, contexto e pessoas que fazem parte dele.
O resultado negativo da relação entre os recursos materiais ou simbólicos disponíveis pelos sujeitos e o acesso às estruturas de oportunidades sociais, econômicas e culturais sejam elas oriundas do Estado, do mercado ou da sociedade.
O Brasil apesar de ser a décima maior economia industrial mundial, em função do PIB, ocupa a segunda pior posição no que se refere à distribuição de renda. Considerando dados de 1997, 29% dos domicílios encontram-se abaixo da linha de pobreza e 11% estão abaixo da linha de indigência. Consequentemente o Brasil figura como um dos países com as maiores taxas de desigualdade social, no qual a renda dos 10% mais ricos corresponde a 45% do PIB nacional, se incluir nesse cálculo dados sobre o patrimônio, quando o percentual chega a 75,4% da riqueza total brasileira na mão de 10% da população.
As relações sociais permeadas por desigualdade de oportunidades, déficit na educação, dificuldade de inserção no mercado de trabalho, ausência de práticas de lazer, bem como de formação ética e cultural em valores de solidariedade e de paz contribuem para a exclusão do indivíduo e dificultam ou em alguns casos até mesmo impedem a participação democrática auxiliadora na formação de identidades sensíveis à diversidade cultural e à solidariedade cidadã, que fortalece a autoestima e estimula um sentimento de pertencimento à comunidade.
Desta maneira os jovens ficam com suas opções muito limitadas e encontram dificuldade para recusar os atrativos que o crime oferece tais como dinheiro e consequente acesso aos bens e serviços, possibilidade de ser notado e respeitado, status.
A violência torna-se uma maneira de externar os sentimentos negativos que surgem no indivíduo por perceber que a sociedade o trata de maneira diferente dos outros, dando origem, em alguns casos, ao desejo de tomar daqueles que tem algo que ele gostaria de ter, mas as oportunidades lhe foram negadas.
Esporte como prática educativa
Atualmente é uma crescente o número de projetos sociais que tem surgido no Brasil, formulados tanto por organizações governamentais quanto por não governamentais, estas últimas principalmente, propondo ações educativas por meio do esporte.
A prática esportiva possibilita a integração do indivíduo ao grupo ou ao meio; satisfação da necessidade social de realizar exercícios físicos; conhecer suas reais possibilidades e interesses; estimula a criatividade, o autoconhecimento, a independência, a responsabilidade pessoal, convivência com vitórias e derrotas; faz o indivíduo lidar com tensões ao encontrar-se frente a situações imprevistas, desenvolve confiança e segurança em si mesmo e promove vivências dos valores éticos e estéticos.
Esporte e vulnerabilidade social
Considerando que para o desenvolvimento psicossocial dos indivíduos é necessário, entre outros fatores, definir as relações e processos
...